A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e os municípios da Região dos Lagos, por meio da Rede Lagos, realizará, dia 17 de outubro, a partir das 9h, no Castelhana Praia Hotel, em Itaúna, o 1º Fórum da Economia do Mar. No evento, será realizado o lançamento da parceria Lagos 2030 – Um Mar de Oportunidades, cujo intuito é fortalecer as políticas públicas da Economia do Mar na Região dos Lagos, além da troca de experiências e casos de sucesso envolvendo o tema. O Fórum acontecerá de forma integrada com a estrutura usada pelo WSL, na etapa Challenger do Mundial de Surf, que viabilizará sua realização mesmo em caso de mau tempo.

Para o fortalecimento dessas políticas, será assinado, durante o Fórum, um Protocolo de Intenções entre o Estado do Rio de Janeiro, através das Secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Energia e Economia do Mar; de Esporte e Lazer; e de Turismo, e os municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva jardim. Trata-se do primeiro evento da história do Brasil no qual 5 secretarias de estado e 10 municípios se reúnem com o propósito de celebrar a identidade e a história de sucesso da vocação regional a partir da economia do mar como vetor da identidade territorial e do desenvolvimento econômico. Por Saquarema, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participarão as Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo; Agricultura, Abastecimento e Pesca; e Meio Ambiente; além da Secretaria de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia.

O objetivo do evento é possibilitar a integração entre o Governo do Estado e os Municípios da Região dos Lagos, objetivando o fomento da Economia do Mar na região, considerando a natureza e as características típicas de cada município, de modo a contribuir para a formulação de políticas públicas econômicas e estratégias de desenvolvimento. O Protocolo de Intenções terá a validade de 1 ano a contar da sua assinatura, podendo ser prorrogado mediante Termo Aditivo.

Os participantes do instrumento de parceria estabelecerão cooperação mútua, visando à integração das atividades e a utilização conjunta da experiência e da especialização de cada um, em suas respectivas áreas de atuação.

Eixos de atuação

Dividido em eixos preliminares de ação voltados para as pessoas, a produtividade, a paz, as parcerias e as questões ambientais, os objetos do instrumento visam valorizar a história dos eventos enquanto patrimônio cultural, os saberes e culturas relacionadas à economia do mar como salineira, pesqueira, marisqueira, sambaqui e caiçara, entre outras; fortalecer as cadeias econômicas produtivas ligadas ao mar, com identificação de diversas atividades econômicas, considerando ainda, o esporte, lazer e turismo; incentivar as atividades de fortalecimento institucional, desenvolvimento de arranjos de cooperação, consórcios e integração de atividades de monitoramento, em especial as relacionadas com o alcance das metas 6 e 14 da agenda 2030 das Nações Unidas, bem como as atividades com fim de troca de conhecimentos, produção científica, integração de calendários de atividades afins e promoção de sinergia para o desenvolvimento da economia do mar sustentável; além de fomentar atividades de gestão ambiental, promoção da qualidade social e ambiental das praias e zonas costeiras, assim como a valorização patrimonial da região.

O Fórum

1º Fórum da Economia do Mar será aberto às 9h, com um café da manhã de boas-vindas, e composto por 5 momentos: Às 10h, será promovido um Talk show, mediado pela Prefeita de Saquarema e pelo Secretário de Estado de Energia e da Economia do Mar, para discussão do papel do setor público no fortalecimento da região a partir da economia do mar. O talk show terá a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e subsecretários estaduais e municipais que apresentarão diversos pontos de vista sobre o papel da economia do mar no desenvolvimento da Região dos Lagos.

Na ocasião, haverá falas de autoridades como o Secretário Hugo Leal, da Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar; do Superintendente de Gestão dos Recursos Hídricos André Leone, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade; do Secretário Vinícius Farah, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; do Secretário Rafael Picciani, da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer; do Vice-Presidente da TurisRio, Anderson Moura; do Secretário de Turismo Cristiano Marques, da Prefeitura de Armação dos Búzios; do Prefeito Marcelo Magno, de Arraial do Cabo; da Prefeita Magdala Furtado, de Cabo Frio; da Secretária de Turismo e Eventos Adriana Grillo, da Prefeitura de Casimiro de Abreu; do Prefeito Vantoil Martins, de Iguaba Grande; da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Aurora Siqueira, da Prefeitura de Rio das Ostras; do Secretário de Desenvolvimento Econômico Cláudio Viviani, da Prefeitura de São Pedro da Aldeia; e da Prefeita Maira Branco, de Silva Jardim.

Posteriormente, às 11h30, haverá a assinatura de Protocolo de Intenções entre as Secretarias de Estado e os Municípios, em prol da cooperação de projetos para o fortalecimento da economia do mar da região, com foco nos 5 eixos da Agenda 2030. A manhã será encerrada com um encontro com a imprensa, às 11h45.

Após o almoço livre, a partir das 12h, o Fórum retornará às 13h30, com visita à Exposição Interativa Economia do Mar na Região dos Lagos: Passado, Presente e Futuro, além de visita à área VIP da estrutura do WSL.

Às 14h30 será a vez do Talk Show Parcerias do Mar, com os atores que fomentam a Economia do Mar na Região dos Lagos, mediante a realização de Mesas redondas temáticas para cada um dos 5 eixos, para o compartilhamento de casos de sucesso do desenvolvimento da economia do mar na Região dos Lagos

As atividades e ações decorrentes da assinatura do Protocolo de Intenções serão desenvolvidas através de programas ou projetos conjuntos e operacionalizadas por meio de convênios, acordos de parceria ou contratos específicos firmados, detalhando as responsabilidades específicas das partes em cada programa ou projeto. Para o alcance dos objetivos e a avaliação da continuidade das ações, serão realizadas reuniões técnicas. Já as despesas necessárias à plena consecução do objeto acordado, tais como pessoal, deslocamentos, comunicação entre os órgãos e outras que se fizerem necessárias, correrão por conta das dotações específicas constantes nos orçamentos das instituições e municípios parceiros.

Convite à mídia

A Prefeitura de Saquarema está convidando os profissionais da mídia para participarem do 1º Fórum da Economia do Mar, evento inédito e fundamental para nortear as políticas públicas dos municípios da Região dos Lagos. Não será necessário credenciamento, somente se apresentar à organização do evento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support