A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizará um novo curso voltado aos pequenos produtores, criadores e agricultores familiares do Município. Estão abertas as inscrições para o curso “Alimentação de Inverno para Bovinos”. As aulas serão ministradas na sede da Secretaria de Agricultura, nos dias 24, 25 e 26 de abril.

Durante o inverno, as pastagens ficam mais escassas e o gado deve ter uma complementação na alimentação. Assim, a chegada desta estação pede cuidados especiais com a alimentação bovina. No inverno, ocorre uma queda no desempenho dos bovinos devido ao baixo valor nutricional da pastagem. O baixo nível de proteína é um fator limitante ao crescimento dos microrganismos ruminais o que causa uma lenta degradação da forragem ingerida, maior tempo de retenção do alimento no rúmen e menor consumo de nutrientes pelos animais.

Cereais de inverno, como trigo, cevada, triticale, centeio e aveia, além de produzirem grãos utilizados na alimentação humana, podem servir de alimento para aves, suínos, bovinos de corte, ovinos e, principalmente, vacas leiteiras. Com os cereais, o produtor passa a dispor de mais alternativas para contornar a deficiência quantitativa e qualitativa de forragem durante o inverno. Os cereais de inverno, como a aveia preta e o azevém, podem ser fonte de forragem verde, pasto de excelente valor forrageiro para engorda de novilhos e de ovinos. Figuram, também, como uma das formas mais econômicas de alimentação de vacas leiteiras; permitem ótimo ganho de peso na engorda de novilhos e maior produção de leite.

A alimentação com pastagens compostas por cereais de inverno possibilita produções diárias de leite de até 15 litros por vaca. O rendimento de leite por hectare pode superar 5 mil litros, durante o inverno e a primavera. Além disso, os grãos dos cereais de inverno podem substituir o milho na formulação de rações balanceadas para pequenos e grandes animais, com a vantagem de fornecerem maior concentração de proteína. Outra vantagem é que podem ser colhidos na primavera, época de maior escassez de milho.

O curso é uma parceria da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O órgão é uma entidade vinculada a Confederação Nacional de Agricultura que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

As inscrições poderão ser realizadas, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Rodovia Amaral Peixoto, km 52, em Sampaio Corrêa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support