Buscando manter uma capacitação contínua dos seus funcionários, servidores da Prefeitura de Saquarema participaram, na última semana, de um curso denominado BIM para a Administração Pública. Realizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, o evento foi promovido pelo Instituto Negócios Públicos.

Nesta etapa, os servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas puderam participar da capacitação, que teve como objetivos orientar os órgãos públicos na implantação da metodologia BIM nos projetos de obras de engenharia.

Além do curso, os servidores participaram de uma reunião com o IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, que apoia as secretarias da Prefeitura de Curitiba realizando projetos de obras e infraestrutura. Eles fizeram uma apresentação sobre a implantação do BIM na capital paranaense, que está em fase piloto, e apontaram caminhos para a utilização da metodologia em Saquarema.

O BIM (Building Information Modeling), que traduzindo para o Português seria Modelagem com Informações Técnicas da Construção, é uma tecnologia com capacidade de solucionar questões de gestão e compatibilização dos projetos, através de modelos virtuais. Trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, possuindo assim, muitos detalhes no tocante a composição dos materiais de cada elemento, como portas, janelas, etc. Isso permite simular a edificação e entender seu comportamento antes de sua construção real ter sido iniciada, evitando assim problemas durante a execução das obras e gerenciando dados durante todo o ciclo de vida das edificações.