O município de Saquarema recebe no dia 14 de janeiro, a ‘Feira Cultural da Mombaça’ das 9h às 17h, no Restaurante Toca do Peixe. O evento faz parte do eixo ‘Base de Turismo Comunitária’ (TBC) do Projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL), gerido pelo Instituto Onda Azul e que conta com o apoio da Petrobras Socioambiental. A iniciativa será marcada pela presença de expositores locais onde vão mostrar e vender diversos tipos de pratos da culinária local, além do pescado, produtos da roça e artigos de artesanato.

O coordenador técnico do eixo, Luiz Saldanha, comentou acerca da realização da feira cultural, reforçando a valorização local. “O evento ele não é apenas para a culinária local, mas à sua cultura como um todo que traz essa relação que existe na Mombaça: O da pesca lagunar e da agroecologia rural. Buscamos evidenciar a cultura da região por meio de expositores locais da comunidade. Pescado, artesanatos, doces e produtos feitos na roça pelos agricultores familiares. Todos que queiram conhecer mais da cultura são bem-vindos e a expectativa é que seja o primeiro de muitos e aproveitar o fluxo de turistas e população local no município de Saquarema” – disse Saldanha.

Naílza Lopes, moradora do município de Saquarema, comentou acerca da expectativa da edição inédita da ‘Feira Cultural’. “A nossa expectativa para a realização da feira cultural na Mombaça é de ser muito boa. A gente vai poder mostrar para as pessoas a importância da nossa cultura. Conversei com algumas pessoas que vão participar e estão todos animados. Tem gente que quer mais barracas, já tem gente na fila de espera! Eacredito que vai ser muito boa porque além de ser um evento na sua primeira edição, já estamos planejando trazer outras edições da feira cultural e mostrar cada vez mais a nossa culinária. Será muito bom, produtivo e agradecemos o Instituto Onda Azul pelo apoio.” – disse Naílza.

O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com o apoio da Petrobras. Participam também as universidades federais como a UFF e a UFFRJ e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Saquarema.