A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação nesta sexta-feira, 05, para marcar o Dia Mundial da Higienização das Mãos. As equipes de Promoção da Saúde estiveram nos 17 postos de Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município trabalhando a campanha Salve Vidas: Higienize Suas Mãos, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com intuito de reforçar o simples gesto de lavar e higienizar as mãos, as equipes orientaram os profissionais sobre a importância e a maneira correta de limpeza que, quando feita de forma correta, evita a transmissão de vírus, de doenças parasitárias e bacterianas, tanto para o profissional quanto para os pacientes.

As equipes conversaram com os profissionais das unidades de saúde e colocaram os cartazes da campanha com orientações sobre a importância dos 5 momentos da higienização das mãos: Antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.

“Pode parecer estranho, mas temos que reforçar que a correta limpeza das mãos é necessária a cada momento. Não só para os profissionais de saúde, mas para toda a população. As infecções relacionadas à assistência à saúde representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento, pode acometer mais de 25%. A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

Além dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem ter por hábito a higiene das mãos. Por isso, fique de olho nesses momentos fundamentais no dia a dia e não descuide do hábito de higienizar as mãos sempre que for: antes de alimentar-se; antes de ir ao banheiro; depois de ir ao banheiro; antes de iniciar o preparo de alimentos; nos cuidados de crianças, idosos, enfermos; depois de brincar, tocar ou cuidar de animais ou do jardim/plantas; quando chegar em casa da rua; e quando as mãos estiverem sujas.

A Promoção da Saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida. Em Saquarema, as equipes atuam realizando palestras, panfletagens e ações educativas em escolas, comércios e unidades de saúde, sobre temas como cuidados com a saúde, gravidez na adolescência, arboviroses (Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya), segurança na internet, abuso e exploração sexual, infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros assuntos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support