A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação nesta sexta-feira, 05, para marcar o Dia Mundial da Higienização das Mãos. As equipes de Promoção da Saúde estiveram nos 17 postos de Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município trabalhando a campanha Salve Vidas: Higienize Suas Mãos, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com intuito de reforçar o simples gesto de lavar e higienizar as mãos, as equipes orientaram os profissionais sobre a importância e a maneira correta de limpeza que, quando feita de forma correta, evita a transmissão de vírus, de doenças parasitárias e bacterianas, tanto para o profissional quanto para os pacientes.

As equipes conversaram com os profissionais das unidades de saúde e colocaram os cartazes da campanha com orientações sobre a importância dos 5 momentos da higienização das mãos: Antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.

“Pode parecer estranho, mas temos que reforçar que a correta limpeza das mãos é necessária a cada momento. Não só para os profissionais de saúde, mas para toda a população. As infecções relacionadas à assistência à saúde representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento, pode acometer mais de 25%. A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

Além dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem ter por hábito a higiene das mãos. Por isso, fique de olho nesses momentos fundamentais no dia a dia e não descuide do hábito de higienizar as mãos sempre que for: antes de alimentar-se; antes de ir ao banheiro; depois de ir ao banheiro; antes de iniciar o preparo de alimentos; nos cuidados de crianças, idosos, enfermos; depois de brincar, tocar ou cuidar de animais ou do jardim/plantas; quando chegar em casa da rua; e quando as mãos estiverem sujas.

A Promoção da Saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida. Em Saquarema, as equipes atuam realizando palestras, panfletagens e ações educativas em escolas, comércios e unidades de saúde, sobre temas como cuidados com a saúde, gravidez na adolescência, arboviroses (Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya), segurança na internet, abuso e exploração sexual, infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros assuntos.