Saquarema é uma cidade que atrai turistas de todos os lugares. Seja para curtir suas cachoeiras e trilhas, seja para os inúmeros eventos ao longo do ano. Mas um tema permeia praticamente toda a cidade: o surfe.
Conhecida como “Capital Nacional do Surfe” ou “Maracanã do Surfe”, a modalidade está presente em todos os meses do ano. Nesta semana a Prefeitura de Saquarema e a World Surf League (WSL) marcaram mais um importante passo nesse relacionamento com a renovação das etapas da WSL na cidade, reforçando Saquarema como o único local do mundo a receber as três etapas: Qualifying Series (abril), Championship Tour (junho) e Challenger Series (outubro).
“O surfe é mais do que um esporte. Ele impulsiona nossa economia, gera empregos e coloca Saquarema no radar mundial. Cada etapa traz uma oportunidade única para fortalecer nossa cidade, tanto na economia quanto na cultura”, afirmou Lucimar Vidal, prefeita de Saquarema. “É uma oportunidade de atrair milhares de turistas, ocupar 100% da rede hoteleira e movimentar o comércio local”, completa Lucimar.
Em 2024, apenas no Championship Tour, o impacto econômico foi de R$ 159 milhões, segundo estudo promovido pela EY. O campeonato recebeu cerca de 350 mil durante os dias 22 e 30 de junho, ocupou 100% da rede hoteleira da cidade e aumentou o gasto médio de cada comprador com mais opções de entretenimento e lojas.
“A cidade tem ondas consistentes que, quando se juntam a uma estrutura de qualidade aliada a um serviço de hotelaria completo e uma enorme variedade de restaurantes, tornam o local o cenário ideal para a realização de uma competição. Além disso, a paixão da comunidade, que prestigia os eventos e faz com que os turistas se sintam em casa, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da modalidade, regional e nacionalmente. Não à toa Saquarema é o único local do mundo a receber três eventos organizados pela WSL”, disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Saquarema iniciou sua trajetória como palco do surfe mundial em 2017, recebendo as principais competições, tornando-se a única cidade no mundo a sediar as três etapas do circuito. Além disso, o município é referência em infraestrutura e capacitação, destacando-se como modelo para a região.