A Prefeitura de Saquarema firmou, nesta quinta-feira, 24, convênio com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – FIPERJ – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Com a nova parceria, a Prefeitura poderá desenvolver e fomentar, de forma sustentável, a pesca e a aquicultura no município.

Viabilizado na cidade por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, o convênio visa prestar assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola através de orientações acerca do manejo na produção, nos procedimentos para a regularização das atividades, realização de palestras e cursos de capacitação, elaboração de projetos técnicos para acesso ao crédito rural, além de emissão da DAP.

Outro objetivo do convênio é a análise da dinâmica pesqueira lagunar em Saquarema, através da caracterização socioeconômica e do monitoramento dos desembarques pesqueiros nos principais pontos da cidade, visando o levantamento de dados e informações capazes de subsidiar estudos, pesquisas, tomadas de decisão e elaboração de planos de manejo sustentáveis.

“A pesca é uma atividade econômica muito importante em nossa cidade. Temos centenas de pescadores que sustentam suas famílias diariamente, trabalhando em alto mar ou nas lagoas. Esse convênio com a FIPERJ nos ajudará a ampliar a adoção de práticas sustentáveis na cadeia da pesca do município, além de criar e instituir um planejamento econômico e de manejo em toda a produção”, informou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães de Matos.

Uma das principais atividades agrícolas do Brasil, a aquicultura vem apresentando grande expansão em todo o território nacional, seja como atividade principal ou complementar, constituindo-se uma alternativa alimentar e de geração de renda para várias famílias. Em Saquarema, devido à ligação histórica da pesca com o desenvolvimento da cidade, a Prefeitura espera colher, ou melhor, pescar bons frutos após o início das atividades do convênio.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support