O município de Saquarema recebeu, na manhã desta segunda-feira, 06/11, o Prêmio Band Cidades Excelentes. Pelo segundo ano consecutivo, a gestão municipal foi premiada e reconhecida pelo Instituto Aquila e Grupo Bandeirantes como de excelência em todo o estado.

Nesta edição do prêmio, Saquarema foi finalista em quatro categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Sustentabilidade; Educação; e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. Além disso, a cidade foi a grande campeã no prêmio principal (categoria municípios de 30 a 100 mil habitantes), com o título estadual de Cidade Excelente! A premiação ocorreu na sede da FECOMÉRCIO, no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.

Criado pelo Grupo Bandeirantes e operacionalizado pelo Instituto Aquila, a iniciativa buscou reconhecer as melhores gestões públicas municipais em todos os estados do Brasil. Competindo com os outros 91 municípios do Estado do Rio, Saquarema chegou à premiação juntamente com outras Prefeituras de diversas regiões do Estado, como Niterói, Piraí, Aperibé e Teresópolis.

“O objetivo é disseminar e reconhecer boas iniciativas e bons gestores públicos que temos pelo país. Esse é um evento que premia a eficiência de gestão e a eficácia do serviço público”, analisa Thiago Brandão, sócio do Grupo Aquila.

“O número de prefeitos aqui presentes mostra como esse projeto foi catalisado neste terceiro ano. Esse é um prêmio que mostra a eficiência das cidades e isso é muito gratificante para todo o Estado do Rio”, completou Heber Moura, Diretor de Marketing da FECOMERCIO.

“Essa deve ser a função principal de um gestor: executar um trabalho que faça a diferença na vida da população e que melhore a qualidade de vida dos munícipes. Fico orgulhosa de receber esse prêmio e dedico aos servidores públicos e aos secretários municipais, que com trabalho e comprometimento fazem a diferença em nossa cidade”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

Quesitos de Avaliação

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Todas as cidades brasileiras estão automaticamente pré-inscritas na premiação e são agrupadas em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes (categoria onde Saquarema concorreu); e acima de 100 mil habitantes. Três cidades de cada categoria serão consideradas as melhores em cada um dos cinco pilares de avaliação: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Após a vitória na etapa estadual, Saquarema irá competir em nível federal, com outras cidades premiadas nos demais estados brasileiros. A disputa será realizada no mês de dezembro em Brasília-DF.