A Prefeitura de Saquarema montou um plano especial de atuação para o Carnaval na cidade, tradicional destino de turistas neste período. A força-tarefa envolve 215 agentes municipais todos os dias nas ruas, de diversos setores, como Fiscalização de Posturas, Proeis, Defesa Civil, Guarda Ambiental, Guarda Municipal e Salvamar. Para manter o ordenamento urbano e a segurança, o município contará com dois veículos-guincho, 16 viaturas e quatro motocicletas.

Estão autorizados junto à Prefeitura para desfilar, de sexta-feira (09/02) até terça-feira (13/02), 43 blocos, além dos cinco palcos que foram montados pela cidade voltados para o público infantil (Praça do Canhão, Bacaxá, Jaconé, Sampaio Corrêa e Vilatur).

Abrindo oficialmente o Carnaval de Saquarema, na sexta-feira (09/02), às 17h, pela primeira vez irá desfilar o bloco “Não é Não”. A agremiação sairá da frente da Prefeitura pelas ruas do Centro, reforçando a campanha de conscientização da Secretaria Municipal da Mulher no combate a comportamentos abusivos contra mulheres. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe da Secretaria vai distribuir materiais informativos aos foliões e prestará suporte e acolhimento às mulheres que precisarem de ajuda.

Por conta da Folia, haverá interdições em alguns pontos da cidade, como na Avenida Ministro Salgado Filho, no Centro de Saquarema; na Rua Alfredo Menezes, em Bacaxá; na Avenida Oceânica, em Itaúna; na Praia de Jaconé; na Rua Cel. João Catarino, na orla de Areal; e na Avenida Beira-Mar, em Vilatur.

Neste ano, após decreto municipal publicado no dia 02/02, estará proibido o porte e a utilização de garrafas e demais recipientes de vidro nas vias, praças, logradouros, praias, espaços públicos e áreas de uso comum da cidade. A medida visa a evitar situações de risco, zelando pela saúde, bem-estar e integridade física dos foliões, sejam turistas ou moradores da cidade.

Outro decreto municipal proíbe, ainda, o uso de caixas de som ou outros aparelhos sonoros que produzam ruídos e equipamentos amplificadores de som, em áreas públicas ou privadas de uso comum, bem como nas praias municipais. A exceção são equipamentos destinados à promoção de atividades desportivas ou de lazer, devidamente autorizadas pelo Poder Público Municipal. O objetivo da medida é proteger o meio ambiente da poluição sonora e garantir a ordem, o bem-estar e sossego público.

Para atender situações de emergência em saúde, o Hospitais Municipais Nossa Senhora de Nazareh (Cidade da Saúde) e Porphírio Nunes de Azeredo (Bacaxá) e os Postos de Urgência de Saquarema, Jaconé e Sampaio Corrêa funcionarão normalmente 24 horas, em todos os dias do Carnaval.

Confira, abaixo, os mapas com os desvios que serão realizados no trânsito da cidade no período de folia!