A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma capacitação voltada aos profissionais de saúde que atuam nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos hospitais municipais Nossa Senhora de Nazareth e Porphirio Nunes de Azeredo, Hospital Estadual dos Lagos e Postos de Urgência 24hs. O encontro será no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no Porto da Roça, no dia 23/05, terça-feira, das 09 às 15hs.

Com tema voltado à Sifilis, a capacitação busca orientar e qualificar enfermeiros quanto à notificação dos casos na rede municipal de saúde. Com a padronização do fluxo de notificações, dentro do padrão do Ministério da Saúde, exames, consultas, atendimentos e tratamento passam a ser de forma mais rápida e eficaz para a população.

“Como são muitos locais de atendimento, os profissionais acabam notificando de acordo com a orientação do estabelecimento de saúde. Com essa capacitação, definiremos um fluxo que deverá ser seguido por todos os profissionais que atuam no município”, afirmou a Subsecretária Municipal de Saúde, Ana Paula Duarte.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação.

O tratamento para a Sífilis é gratuito e oferecido na rede pública de saúde, por meio do SUS. O/a paciente deve ter acompanhamento médico até receber o diagnóstico de alta hospitalar.

O Centro Municipal de Educação Padre Manuel está localizado na Rua Domingos de Aguiar Cardoso, 25.