A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, segue com a Operação Choque de Ordem para coibir diversas irregularidades no trânsito e nas áreas públicas do município. Nesta sexta-feira, as ações estão concentradas no centro do distrito de Bacaxá.

Durante os trabalho, os Agentes de Trânsito e da Guarda Civil Municipal estão fiscalizando e coibindo o estacionamento irregular, principalmente nas vagas especiais de idosos e pessoas com deficiência. Os agentes também estão aplicando multas e utilizando reboques para a remoção de veículos irregulares. As infrações cometidas são o estacionamento em área proibida e a parada em fila dupla.

“A ação visa garantir o melhor fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas no município. É muito importante que os todos respeitem as sinalizações existentes nas vias, para que haja segurança no ir e vir na nossa cidade”, afirmou o comandante da Guarda Civil, Marcelo Ramos.

De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, que trata da inclusão da pessoa com deficiência, estipula-se que estacionamentos públicos e privados devem reservar ao menos 2% das vagas para PCDs. Em caso de locais com capacidade para menos de 100 veículos, pelo menos uma vaga deve ser destinada para esse público. Já o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/03, que regula o direito assegurado às pessoas idosas, determinou, em seu art. 41, a obrigatoriedade de reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados visando garantir melhor comodidade e facilidades de acesso.

A infração para estacionar em uma vaga reservada sem a credencial é, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), gravíssima. A multa é de R$ 293,47, e o motorista perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da possibilidade de guinchamento do veículo.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support