A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 05, o Primeiro Seminário Sobre Cuidados Paliativos, com o tema “Qualidade de Vida e Bem-Estar dos Pacientes Oncológicos”. A ação aconteceu no auditório do Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça, e contou com a participação de vários profissionais da Rede Municipal de Assistência Básica, Urgência e Emergência.

Durante o encontro, houve palestras ministradas pelo Dr. Ernani Costa Mendes, que atualmente é o Coordenador dos cursos de Especialização em Cuidados Paliativos com ênfase na Atenção Primária à Saúde e Direitos Humanos da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); pela Drª Patrícia da Silva Olário, professora e pesquisadora da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e da Drª Marléa Crescêncio Chagas, professora e pesquisadora do EEAN, também da UFRJ. Representando o Município, a Secretária Municipal da Mulher, Marcia Azeredo, e a coordenadora do Centro de Atenção ao Paciente Oncológico, o CAPO.

O seminário teve como principal objetivo qualificar os profissionais da rede municipal de saúde para o tema cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, órgão ligado à Organização das Nações Unidas, a ONU, cuidados paliativos são o conjunto de ações voltadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam graves problemas associados às doenças crônicas ou que ameacem a vida. Esse modelo de cuidados ocorre com a prevenção e/ou alívio do sofrimento por meio de identificação precoce, buscando controlar a dor e diminuir possíveis sintomas.

O objetivo principal não é buscar a cura de forma obstinada, mas, sim, cuidar, além da cura, sendo esta possível ou não. É oferecer auxílio aos pacientes e familiares, bem como gerenciar complicações frequentes e sintomas difíceis e a ação conjunta de uma equipe multiprofissional. A qualidade de vida deve ser uma busca incessante, devendo estar presente no curso das doenças crônicas geradoras de sofrimento como, também, nas doenças graves com prognóstico desfavorável e na finitude da vida.

Em Saquarema, a Prefeitura criou o Centro de Atendimento ao Paciente Oncológico (CAPO). A unidade oferece diversos serviços para os pacientes, moradores de Saquarema, que estão realizando tratamento contra o câncer. O CAPO oferece serviços de atendimento social, jurídico e psicológico voltado aos pacientes oncológicos, com o intuito de fortalecer os laços entre os pacientes diagnosticados, além de oferecer acolhimento, informação e maior envolvimento em atividades preventivas e sociais. Outro objetivo do Centro é esclarecer sobre os direitos do paciente com câncer e melhorar sua condição de vida com objetivo de fortalecer sua autoestima.

O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico funciona no mesmo endereço da Secretaria Municipal da Mulher, na Rua Estudante Elcira de Oliveira Coutinho, nº16 Bacaxá (esquina da Ricamar Pneus). O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support