Prepare os tamborins, chame a família e os amigos e vista a sua melhor fantasia. O maior Carnaval da região já vai começar! A alegria, a folia e a festa em família voltam a dar o tom no Carnaval de Saquarema.

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, a festa começará na sexta-feira, 09, com o desfile do bloco Não é Não, às 17h, no Centro. No mesmo local, Curvina de Catinga faz a festa, a partir das 20h. Encerrando o primeiro dia, Lequinho Torres e Pedro Barros agitarão o Trio Elétrico, com shows às 22h e 01h, respectivamente, na orla da Lagoa.

A programação segue no sábado, com desfiles de 8 blocos. Já no domingo, 12 blocos darão o tom da folia pela cidade. Na segunda-feira, outros 10 blocos desfilarão e, na terça-feira, serão realizados outros 11 desfiles.

Crianças e marchinhas

Os pequenos foliões terão uma programação especial, montada para que eles possam curtir a festa com tranquilidade e segurança. O Bloco das Crianças estará no Centro de Saquarema durante os 4 dias de folia, sempre às 18h. Neste mesmo horário, também haverá Bloco das Crianças no sábado, em Sampaio Corrêa; domingo, em Vilatur; na segunda, em Jaconé; e na terça-feira, em Bacaxá. A classificação etária é livre. Para os foliões mais tradicionais, que não abrem mão das marchinhas de Carnaval, a Prefeitura criou um bloco especial que animará o Centro da cidade nos quatro dias de festa, sempre às 20h.

Shows

Além dos blocos, o Carnaval de Saquarema contará com shows em Bacaxá, Jaconé, Sampaio Corrêa e Vilatur. Na Orla da Lagoa, na Vila, cantores como Lequinho Torres, Pedro Barros, Serjão Loroza, Israel Lacerda, Banda Quizomba, Na Farra, Marina Júlia, Maycon André, Leandro Lopes e Jeferson e Daniel se apresentarão, a partir das 22h, no Trio principal. Além deles, também haverá shows nos palcos montados nos distritos, com apresentações de Rosalu, Nosso Nome é Pagode, Gabriel e Luciano, Rael, Diego Santos, Los Maresias e Zé Lucas.

Para garantir mais segurança aos foliões, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública orienta os moradores sobre a proibição de bebidas em recipientes de vidro (garrafas). Além disso, permanece a orientação para a proibição de não dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Já a Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos está montando um cronograma especial para limpeza das áreas de grande concentração de pessoas durante os desfiles. Além disso, a Prefeitura orienta que as pessoas descartem o lixo nos locais corretos, como lixeiras e contentores. Durante o período de folia, a Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais também atuará com uma campanha contra o abandono de animais. As equipes estarão nos principais pontos da cidade para conscientizar a população sobre os problemas causados pelo ato de abandono.

Não é Não

Buscando combater o assédio às mulheres, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizará pelo segundo ano a campanha Não é Não. As equipes estão baseadas em tendas da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, atuando em parceria, prestando atendimento e fornecendo orientações sobre a campanha, além de proporcionar suporte e acolhimento para as mulheres que necessitarem de ajuda. Material promocional divulgando a campanha está sendo distribuído nas praias e outros pontos movimentados da cidade.

As tendas estão instaladas nas praias de Vilatur, da Vila, da Barrinha, de Jaconé, do Boqueirão, além de uma tenda localizada no Centro, na altura da rua da Colônia de Pescadores, local de concentração dos blocos. Nos locais, as equipes da Secretaria distribuirão material informativo. A campanha também tem como objetivo informar sobre os serviços prestados pela Secretaria da Mulher, através do Centro de Referência no Atendimento à Mulher – CRAM, que oferece apoio jurídico, psicológico e social para as vítimas.

Confira, a seguir, a programação oficial do Carnaval Saquarema 2024: