A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou as obras de drenagem, pavimentação e urbanização do bairro Engenho Grande. O serviço, que contemplará diversas ruas do bairro, é sonho antigo dos moradores.

Com 4,3 quilômetros de pavimentação, as obras serão realizadas na Estrada do Engenho Grande e ruas da Jaqueiras, Coqueiros, Goiabeiras, Bananeiras, Limoeiros, Cajueiros, Laranjeiras, Pitangueiras, além de outras três ruas que ainda não possuem nome (Rua Sem Nome 1, Sem Nome 2 e Sem Nome 4). Em todas as vias, serão executados os serviços de drenagem, asfaltamento, urbanização, construção de calçadas e sinalização viária.

“Há muito tempo os moradores do Engenho Grande esperam por esta obra. É um sonho nosso poder realizar essa pavimentação. Sei que é uma obra muito importante para todos que moram aqui, que por muitos anos esperaram essa melhoria no bairro”, declarou a Prefeita Manoela Peres.

O Engenho Grande é um bairro que fica na divisa com o município de Araruama. Embora muito populoso, por não ter bem definidos os limites territoriais, apresenta alguns entraves para a execução de obras e melhorias. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) não correspondem aos dados dos cartórios de registros das cidades de Saquarema e Araruama, bem como os dados dos cadastros de imóveis nas duas prefeituras. Buscando solucionar o problema, a Prefeitura de Saquarema está atuando para definir, junto aos órgãos responsáveis, o limite territorial do município.

Mais obras para o bairro

Além da pavimentação, os moradores do Engenho Grande receberam outras boas notícias! Áreas como educação, saúde, esporte e lazer serão atendidas no bairro.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves,  anunciou a construção da Escola Municipal Engenho Grande. A unidade será no novo modelo arquitetônico implantado pelo município e contará com salas de aula, laboratórios, espaços poliesportivos e salas administrativas.

“Estamos finalizando a licitação da nova escola do Engenho Grande. Os alunos daqui do bairro não precisarão mais ir para Jardim Ipitangas para estudar. A obra será realizada no espaço da antiga escola Ozório Menezes, na Rua das Bananeiras”, afirmou Antonio Peres.

Durante a cerimônia, a Prefeitura de Saquarema também anunciou o projeto de construção do novo posto de Estratégia de Saúde da Família do Engenho Grande. A unidade ampliará a capacidade de atendimento da atual UBS do bairro, levando a saúde primária para um maior número de famílias da localidade. Já na entrada do bairro, a Prefeitura construirá uma grande praça, que servirá como área de lazer e convivência e contará com campo de grama sintética, academia da terceira idade, parquinho infantil e paisagismo.

Para acompanhar o andamento das obras, o cidadão pode acessar a página da Prefeitura no Facebook. O endereço é facebook.com/PrefeituradeSaquarema