A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, abriu, nesta segunda-feira, 18 de março, inscrições para o processo seletivo de concessão de bolsas de estudo do programa Conexão Universitária (COUNI), para Pós-Graduação, lato sensu – especialização.

Serão concedidas 1.000 (um mil) bolsas integrais de estudo para instituições de ensino superior credenciadas: Universidade de Vassouras (09 cursos), Estácio de Sá (06 cursos) e UNIFESO (03 cursos), com 70 vagas por cada curso, distribuídas nas seguintes categorias: Categoria I – 400 vagas para servidores públicos municipais estatutários da Prefeitura Municipal de Saquarema, sendo 40 vagas para candidatos com deficiência. Categoria II – 600 vagas para candidatos de ampla concorrência cuja renda per capita não exceda 2 (dois) salários mínimos, sendo 60 vagas para candidatos com deficiência.

As inscrições

As inscrições serão realizadas via internet, por meio do portal do Programa COUNI, no endereço eletrônico https://conexaosaquarema.org.br/ e terão início às 8 horas do dia 18 de março de 2024, estendendo- se até o dia 02 de abril de 2024, às 17 horas.

Para participar do Processo Seletivo, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado, residente e domiciliado em Saquarema há no mínimo 5 (cinco) anos, com contagem imediatamente anterior ao período da inscrição. Possuir ensino superior completo e renda familiar per capita não excedente a 02 (dois) salários mínimos, exceto para a categoria de servidores públicos municipais concursados de Saquarema. Os concorrentes para as vagas destinadas a deficientes, conforme Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), deverão anexar laudo médico original para comprovar a sua condição, emitido há no máximo 01 ano da data de inscrição.

Documentos necessários

No ato da inscrição, os candidatos devem anexar no sistema os seguintes documentos, preferencialmente em formato PDF: Documento de Identidade, CPF, Título de Eleitor ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral, Certidão de Nascimento ou de Casamento, comprovante de escolaridade do ensino superior ou Diploma de conclusão do ensino superior, e comprovante de renda individual do candidato e do(s) residente(s), quando houver.

A ordem classificatória para concessão de bolsas de estudo obedecerá aos critérios a seguir, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis no Edital, sendo regras de desempate as seguintes: Categoria I – Servidores Públicos Municipais Efetivos – menor renda familiar per capita e conclusão do Ensino Médio em escola pública situada no município de Saquarema. Categoria II – Ampla concorrência – menor renda familiar per capita, conclusão do Ensino Médio em escola pública situada no município de Saquarema e beneficiário de programa social do governo.

A matrícula do contemplado estará condicionada à aprovação da documentação do candidato pela IES para o curso escolhido. Ao candidato contemplado, será emitido um certificado que garantirá adesão ao benefício, respeitando os procedimentos e prazos de matrícula das IES credenciadas.

A classificação dos inscritos estará disponível no Portal do Programa COUNI e no site da Prefeitura Municipal de Saquarema (https://www.saquarema.rj.gov.br).

Informações completas sobre a concessão de bolsas de Pós-Graduação a serem concedidas pelo COUNI, incluindo anexos eventualmente a serem utilizados pelos candidatos, podem ser obtidas no Edital nº 003/2024, referente ao benefício, publicado a partir da página 07, do Diário Oficial do Município de Saquarema, Nº 1.380, de 18 de março de 2024, no link dos.saquarema.rj.gov.br