A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convida a população a participar da Pesquisa de Percepção dos Usuários das Praias do Município. A pesquisa é aberta aos moradores e é parte obrigatória do Projeto Orla.

Para participar da pesquisa, o morador ou turista pode acessar o formulário clicando aqui. É necessário ter o aplicativo Colab para a autenticação oficial. Durante a pesquisa, que leva menos de 5 minutos para ser preenchida, o cidadão poderá passar informações importantes para melhorar a gestão das praias da nossa cidade.

O que é o Projeto Orla?

O Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla consiste em uma ação no âmbito municipal conduzida pela Prefeitura e pela Secretaria do Patrimônio da União – SPU, buscando implementar uma política que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais, com o planejamento de uso e ocupação da orla costeira.

“Com o Projeto Orla Saquarema, esperamos que a população participe e contribua com as políticas ambientais, urbanas e de turismo da cidade. Vamos buscar promover melhorias de um modo geral, dar maior efetividade aos recursos públicos e privados e tornar Saquarema uma referência mundial em turismo”, explicou a Prefeita Manoela Peres.

Além das diretrizes que serão elaboradas por meio do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima, o projeto Orla Saquarema também promoverá benefícios que incluem medidas como a priorização de investimentos e a qualificação urbana e ambiental de praias.

“Com o plano, vamos gerar renda, prosperidade e, principalmente, conservação. Por isso a importância da participação da população, que precisa chegar junto e participar deste importante projeto para a nossa cidade”, completou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães.

Com a assinatura do Termo de Adesão à Gestão de Praias assinado pelo município no ano de 2017, Saquarema se tornou o primeiro município na Região da Costa do Sol a assumir essa gestão compartilhada com a Secretaria de Patrimônio da União. Com a consolidação do Projeto Orla, o município se tornará um dos únicos no Estado do Rio de Janeiro capaz gerir sua orla, as atividades econômicas e de ordenamento urbano apontadas como prioritárias durante a execução do projeto.

Participe da pesquisa!