Ontem, primeiro dia de fevereiro de 2024, a Guarda Ambiental de Saquarema – GCA foi acionada pelos agentes da tenda de segurança para verificar o aparecimento de muitos filhotes de tartaruga, recém-nascidos, no trecho Bandeira Azul, na praia de Itaúna.

Segundo pessoas que estavam no local mais cedo, muitas das tartarugas seguiram para o mar, porém, algumas ficaram emaranhadas nas raízes da vegetação de restinga o que, segundo informação da veterinária parceira da Guarda, é comum, já que remanescentes da ninhada têm dificuldades em sair e alcançar o mar. A equipe da Guarda Ambiental chegou ao local e constatou se tratar de tartarugas da espécie cabeçuda, cujo nome científico é caretta caretta.

Os agentes fizeram buscas pelo ninho, sem sucesso, porém, foram encontrados 5 filhotes vivos, apresentando boa mobilidade e condições para serem conduzidos ao mar, extensão de sua casa, na presença de apaixonados pela natureza que tiveram o privilégio de testemunhar o evento.

A espécie

Segundo relata o site do projeto Tamar, a Tartaruga Cabeçuda é considerada vulnerável e pode pesar até 180Kg. São Carnívoras e quando vêm para a costa se alimentam de crustáceos. Cerca de 9.000 ninhos são montados por temporada, sendo o litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro prioritário na escolha para desovas, o que proporciona grande oportunidade para que seja preservada a sua continuidade como espécie.

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, através da Guarda Ambiental, alerta a população sobre a importância de não manipular qualquer espécie de tartaruga, sejam adultos ou filhotes, pois, ao fazê-lo, a pessoa colocará em risco a sua saúde e a do animal. A orientação é manter distância, isolar a área e entrar em contato com a Guarda, através do telefone 22 99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support