Neste sábado, 20 de agosto, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e a Multivacinação.

Durante todo o dia, cerca de 1.580 crianças de 01 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de idade, foram vacinadas em todos os postos do município. Crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, também foram imunizados no dia D. Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina foram aplicadas nos postos.

Idealizada pelo Ministério da Saúde, a campanha segue até o dia 09 de setembro, em todos os postos de saúde do município.  Neste ano, a campanha tem um diferencial. Após a liberação do Ministério da Saúde para a vacinação simultânea com as doses da vacina do Coronavírus, as crianças que estão em idade de receber as doses contra a Covid também poderão ser imunizadas no mesmo momento em que receberem a vacina da Pólio.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares e até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas. Com exceção da UBS do Engenho Grande e da ESF do Centro de Saquarema, os demais postos estão com as doses para realizar a vacinação, diariamente.