O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgou dados referentes à última tempestade que caiu sobre a cidade de Saquarema. Iniciada no final da tarde de terça-feira, 07, a chuva causou diversos problemas em bairros da cidade, com foco no terceiro distrito (Sampaio Corrêa).

De acordo com o órgão, em apenas duas horas, entre as 17 e 19 horas, choveu 249 milímetros na cidade, sendo 118 mm entre cinco e seis da tarde, e 131 mm entre seis e sete da noite. Estes valores são os maiores acumulados de chuva em apenas uma hora, desde a abertura da estação meteorológica do INMET na cidade, em 01/09/2015. As informações do INMET também apontam que o volume de chuva apurado na cidade de Saquarema foi o maior, em uma hora, para todo o Estado do Rio de Janeiro, desde a instalação da primeira estação pluviométrica automática no estado, ainda no mês de maio de 2020.

Nas redes sociais do INMET, o órgão informou que o acumulado de chuva em 24 horas, entre as 09 horas da manhã do dia 07 e as 09 horas da manhã do dia 08, Saquarema totalizou 288,8 milímetros de chuva, o maior volume em um único dia para o mês de fevereiro.

“Foi um volume de água muito grande. A cidade não tinha histórico de um acumulado tão significante como esse. A maior parte dessa chuva se concentrou no terceiro distrito, em bairros como Tingui, Charqueado, Califórnia, Sampaio e Mato Grosso. Nossas equipes, prontamente, foram para as ruas com o objetivo de minimizar os danos e socorrer moradores que buscavam atendimento das forças de segurança”, informou o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Pedro Soares.

Funcionários da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos seguem no trabalho de limpeza, liberação de ruas, contenção de encostas e recuperação de estruturas de pontes e estradas. A Defesa Civil segue vistoriando imóveis nos bairros mais atingidos pelas chuvas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support