Na noite da segunda-feira, 16 de janeiro, a Guarda Ambiental de Saquarema realizou o resgate de uma cobra jiboia, na rua 44, no bairro de Jaconé. A serpente foi encontrada já capturada pelos moradores do bairro e os agentes identificaram que a contenção foi realizada de maneira indevida. A jiboia, um macho, adulto, com cerca 2,5 metros e 13kg, estava amarrada com um fio, o que poderia causar lesões e até mesmo o estrangulamento do animal. Após passar por avaliação veterinária, a serpente foi devolvida à natureza na manhã desta terça-feira, 17.

A jiboia

A cobra jiboia é um réptil da família Boidae, da qual fazem parte as maiores serpentes do planeta. No Brasil, onde há duas subespécies de jiboia, ela só perde em tamanho para a sucuri.

No período de chuvas é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar é fundamental. Buracos, folhas secas, montes de pedras, pilhas de tijolos ou troncos ocos são utilizados como esconderijo por cobras. Restos de comida também devem ser eliminados do ambiente pois atraem ratos, seu principal alimento. As serpentes são importantíssimas nas cadeias ecológicas, sendo ora presas, ora predadoras.

Alerta aos moradores

A Guarda Ambiental de Saquarema faz um alerta aos moradores para não tentarem fazer a captura por conta própria, para não colocar em risco a sua vida e a do próprio animal. É recomendado, também, que os moradores isolem o recinto onde o animal se encontra. Evitar aglomeração próximo ao local é igualmente fundamental, pois a presença de pessoas pode causar estresse ao espécime, que eventualmente reagirá de maneira agressiva ao se sentir ameaçado por estar em local estranho, fora de seu habitat natural.

Nunca tente acuar, ameaçar ou machucar o animal. Por medo ou falta de informação, algumas pessoas jogam pedras ou dão pauladas nos bichos. Assim, muitos são resgatados bem machucados, com ferimentos causados pelos próprios moradores. A Guarda Ambiental de Saquarema lembra, ainda, que maus tratos aos animais é crime e alerta a quem encontrar um espécime silvestre precisando de resgate, seja por estar fora de seu habitat ou por se encontrar machucado, para que entre em contato pelo telefone/WhatsApp 22 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support