Entre os dias 23 e 25 de outubro, Saquarema receberá o Festival Literário Itinerante “Energia Para Ler”, que acontecerá na Rua Barão de Saquarema, 128, no Centro (no antigo Hotel Saquarema). O evento, com entrada gratuita, oferece uma vasta programação cultural e educativa das 8h às 18h, voltada ao público em geral, com ênfase especial em alunos e professores da rede pública de ensino. A iniciativa  conta com o apoio da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia.

O festival é uma celebração da cultura e da educação, com atividades que vão desde contação de histórias e teatro infantil até apresentações musicais e simpósios. Em sua essência, o projeto busca regionalizar a produção cultural fluminense e valorizar o talento local, incentivando a leitura e as manifestações artísticas.

Entre as atividades do evento, destaque  para o dia 23, às 15h20, quando o festival prestará uma homenagem ao patrono Guti Fraga, renomado ator, diretor de teatro e fundador da ONG Nós do Morro, responsável por formar talentos para o cinema e o teatro, incluindo atores do filme Cidade de Deus.  Já no dia 24, às 15h, será a vez de homenagear a patrona Roseana Murray, importante escritora de literatura infantojuvenil. Murray, que já publicou mais de cem livros, terá sua obra exaltada em uma tarde que promete inspirar novas gerações de leitores. A escritora é conhecida por sua sensibilidade ao tratar temas do universo infantil e juvenil, e sua trajetória será um dos pontos altos do evento.

Ainda no dia 24, às 18h, no CME Padre Manuel, ocorrerá o simpósio de Cultura e Educação com a participação de Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, diretores da rede municipal de ensino de Saquarema, que discutirão o papel da educação na formação cultural dos jovens.

Confira a programação completa do evento:

23/10 – Quarta-feira

8h – ENERGIA PARA DESPERTA (Motivos) – Infantil

8h20 – ENERGIA PARA ANIMAR (Motivos) – Infantil

8h40 – Apresentação Cultural Brya do Circo e Piriquita – Infantil

9h – Brinquedos Cantados: “Ah, se eu fosse um peixinho!” (Motivos) – Infantil

9h20 – Apresentação Cultural Orquestra de Violino e Flauta (E.M. Jardim Ipitangas) – Livre

9h50 – HÁ MARES QUE VÊM PARA O BEM! – histórias para navegar (Motivos) – Infantil

10h20 – Momento: Tirando onda! (Motivos) – Infantil

11h – Apresentação Cultural Sarau Poético Azul da cor do mar (Motivos) – Infantil

13h – ENERGIA PARA DESPERTAR (Motivos) – Juvenil

13h20 – ENERGIA PARA SORRIR (Motivos) – Juvenil