A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, inaugurou as obras de reforma e ampliação da Clínica Veterinária Municipal, em Sampaio Corrêa. A nova unidade, que passou a ser chamada Marilza Pereira de Mello, foi entregue nesta segunda-feira, 19/02, às 17h, pela Prefeita Manoela Peres em um evento que contou com diversos secretários municipais e com a participação da população, convidada pelas redes sociais.

Com capacidade para realizar até 300 cirurgias de castração por mês, a nova Clínica Veterinária também está apta a realizar diversos tipos de atendimentos clínicos e cirúrgicos. Entre veterinários, auxiliares e atendentes, sete profissionais atuarão na nova estrutura.

A “Clínica Animal”, como é mais conhecida a unidade veterinária municipal de Saquarema, faz parte das ações do Programa de Atenção aos Animais, que visa a garantir estruturas e condições para desenvolver atividades relacionadas à proteção animal no município, disseminando temas que promovam a conscientização e o cuidado.

“O bem-estar animal está diretamente relacionado à saúde pública, com forte impacto no meio ambiente. A iniciativa para criação e participação em programas e ações que combatam o sofrimento dos animais, que circulam nas ruas ou até mesmo dentro de casa, é um exercício de humanidade”, explicou Adriana Pereira, Secretária Municipal dos Direitos dos Animais.

O nome escolhido para batizar a Clínica reinaugurada não foi à toa: a homenageada Marilza Pereira de Mello foi a primeira veterinária mulher formada em Saquarema. À ocasião, foi entregue uma placa comemorativa para a filha de Marilza.

“Eu conheci a doutora Marilza e vi de perto o seu amor pelos animais quando ela estava entre nós. Nada mais justo que ela dar o nome à essa Clínica tão importante não só para os pets, mas pra todas as famílias e envolvidos com eles”, afirma a Prefeita Manoela Peres.

Informatizada, a Clínica conta com consultório, centro cirúrgico e salas de apoio. A unidade vai oferecer vacinas, medicamentos e todo o cuidado que o pet precisa. O atendimento clínico será realizado por ordem de chegada. Já as cirurgias ocorrerão por meio de agendamento, que poderá ser realizado na própria unidade ou pelo e-mail da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais: smdireitoanimal@gmail.com.

A Clínica Veterinária Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, na Rodovia Amaral Peixoto, km 52, em Sampaio Corrêa, logo após o posto Voo Livre.