O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 07 de março, das 08 às 17 horas, no Saquarema Futebol Clube, a X Conferência Municipal de Saúde. O tema central neste ano é “Garantir e Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Com uma programação vasta, a meta do Conselho é reunir representantes de diversos grupos da sociedade, como gestores municipais, profissionais da saúde e população usuária dos serviços de saúde do município. O evento levantará pautas importantes na saúde pública, abordando a saúde como direito, a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o financiamento adequado e suficiente para o SUS, além das ações que buscam garantir a existência do sistema de saúde e o fácil acesso da população a ele.

O objetivo do encontro será buscar a participação da sociedade nas decisões da gestão pública, fortalecendo o vínculo, debatendo e dialogando sobre a saúde pública no SUS. Na conferência municipal, devem surgir propostas de âmbito estadual e nacional que melhorem a execução de políticas públicas no setor.

Durante a programação, haverá palestras, debates e eleições para representar Saquarema na Conferência Estadual de Saúde: “É muito importante que a população participe desta conferência. O Conselho Municipal de Saúde é o órgão que fiscaliza as ações da Prefeitura na área de saúde e é onde o morador pode sugerir, reclamar, elogiar. Assim como os demais conselhos municipais, o de Saúde tem grande importância na vida de cada saquaremense”, explicou a Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ingrid Malena Trunkle de Oliveira.

“Estamos contentes com a realização desta Conferência, tão importante para o nosso município. Essa é a melhor hora para que a população participe das discussões e votações que envolvem políticas públicas para a saúde”, completou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

Inscrições abertas para a população

Para participar da X Conferência Municipal de Saúde é necessário o preenchimento da ficha de inscrição. O formulário é on-line e está disponível neste link, com vagas limitadas. Confira, abaixo, a programação do dia:

8h às 9h: Credenciamento;

8h30 às 9h: Café da manhã;

9h às 9h30: Abertura oficial;

9h30 às 10h: Leitura e aprovação do Regimento da X Conferência Municipal de Saúde;

10h às 10h45: Palestra: “Garantir e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, com a palestrante Roberta Moubayed Viola, Mestranda em Ensino de Biociências e Saúde do IOC/FIOCRUZ. Bióloga e Professora no Ensino Médio. Instrutora de Primeiros Socorros pela Cruz Vermelha Brasileira;

10h45 às 11h30: Debates;

11h30 às 12h: Apresentação de Lucas Figueiredo, Ator, Diretor e Bacharel em Artes Cênicas pela CAL (Casa de Artes Laranjeiras), atualmente no Rio de Janeiro integrando a Cia de Teatro do Vento;

12h às 13h: Almoço;

13h às 14h30: Discussão e levantamento das propostas dos Eixos;

14h30 às 15h30: Plenária de deliberação das propostas dos Eixos;

15h30 às 15h45: Intervalo;

15h45 às 16h45: Eleição de Delegados à Conferência Estadual de Saúde;

16h45 às 17h: Encerramento.

O que é o Conselho Municipal de Saúde

Criado por meio da Lei 49, de 22 de agosto de 1991, o Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, permanente, paritário e deliberativo que formula, supervisiona, avalia, controla e propõe políticas públicas. Por meio desse conselho, a comunidade (com seus representantes) participa da gestão pública.

O Conselho faz parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, dos estados e do governo federal, funcionando mensalmente, com ata que registre suas reuniões e infraestrutura que dê suporte ao seu funcionamento. O segmento dos usuários deve ser paritário com os demais segmentos. Isso quer dizer que 50% dos integrantes do conselho de saúde têm que ser usuários, 25% devem ser profissionais de saúde e os outros 25% devem ser gestores e prestadores de serviço.

O Saquarema Futebol Clube está localizado na Rua Barão de Saquarema, 612, Centro, próximo à Ponte Darcy Bravo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support