Lembrando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na segunda-feira (03), o I Fórum da Pessoa com Deficiência, no Centro de capacitação Profissional do município.
“Fortalecendo Parcerias” foi o subtema abordado do Encontro, que reuniu cerca de 450 pessoas, entre funcionários da educação, pais e responsáveis, membros de conselhos, funcionários da saúde, do desenvolvimento social, estudantes, representantes do Lar das Crianças Especiais de Saquarema (Laces) e da Pestalozzi. No período da manhã, o Mestre em direito e especialista em direitos da pessoa com deficiência, Dr Gonzalo Lopes, destacou as “Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência: Leis e Práticas”. Na parte da tarde, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos apresentaram diversos temas referentes à Educação Especial, entre eles, recursos educativos na tecnologia, inclusão em ambiente de trabalho, surdocegueira e tecnologia assistiva. O auditório ficou lotado durante todo o evento, com participação ativa do público.
“O fórum contribuiu para falar do quão maravilhoso é incluir e transformar a vida de uma pessoa, de uma família, de toda uma sociedade. Que incluir não é somente um ato de amor, é um ato de direito. Que qualquer pessoa é única, a deficiência é condição, não é permanência, não é conceito imutável e cada vez mais, não é destino. Foi uma oportunidade de reunir vários segmentos para falar de inclusão e incentivar ações e atitudes transformadoras, parcerias cada vez mais produtivas, conhecimentos, ânimo e motivação.”, avaliou a Coordenadora de Educação Especial, Luana Schwarcfuter.
Durante o Fórum, os participantes ainda puderam visitar as Salas de Recursos, conhecer um pouco mais da atuação do Programa de Apoio ao Educando (PAE) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação infantil. O encontro terminou com apresentação e debate da meta da Educação Especial do Plano Municipal de Educação (PME). Quem participou do Fórum, pode solicitar a emissão do certificado, clicando no link abaixo:
Clique aqui para solicitar seu certificado