A Cidade da Educação está cada vez mais próxima de se tornar realidade em Saquarema! O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves, esteve em Brasília, capital do país, para uma agenda de reuniões e encontros no Ministério da Educação. Os encontros contaram com o apoio do Deputado Federal Washington Quaquá (PT-RJ).

O objetivo da viajem era atuar junto ao MEC para obter apoio à implantação de uma Escola Técnica e do projeto da Cidade da Educação, no antigo Campo de Aviação. A área foi adquirida recentemente pela Prefeitura de Saquarema e será transformada em uma Cidade Universitária, com grande polo educacional, tecnológico, cultural e de inclusão, fazendo de Saquarema uma referência em todo o Estado do Rio de Janeiro.

“A Cidade da Educação será um importante polo universitário do Estado. Nossa meta é que diversas universidades públicas e privadas sejam instaladas no local, trazendo conhecimento e cultura para a nossa população. Este é um projeto audacioso e que estamos colocando em prática para revolucionar a educação em Saquarema”, comemorou o Secretário Antonio Peres Alves.

As reuniões foram realizadas nesta quarta-feira com a Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, a ex-reitora da UFRJ, Denise Carvalho; e nesta quinta-feira com a Secretária de Regulação de Ensino Superior do Ministério da Educação, Helena Sampaio.

Conexão Universitária revoluciona educação

Um dos motivos para a implantação da Cidade da Educação é o programa Conexão Universitária. Atualmente, mais de 4 mil moradores de Saquarema estão contemplados pelo programa, que paga a mensalidade de forma integral em instituições da região. Seis universidades participam deste programa: Universidade Veiga de Almeida, Centro Universitário La Salle, Faculdade Anhanguera, Fundação Educacional Serra dos Órgãos, Universidade de Vassouras e Universidade Estácio de Sá.

“Um dos requisitos do programa é que as universidades se instalem aqui na cidade, criando campus avançados em Saquarema. A Cidade da Educação poderá oferecer a estrutura para abrigar todas as instituições participantes do COUNI, além de outras que quiserem se instalar em Saquarema”, complementou o Antonio Peres Alves.

Criado pela Prefeitura de Saquarema, o programa Conexão Universitária irá oferecer 10 mil bolsas integrais de ensino em faculdades e universidades do Estado. As inscrições são realizadas a cada semestre e os moradores de Saquarema, interessados em participar do COUNI, poderão acompanhar as notícias nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Escola Técnica para capacitar a população

Além da ampliação de vagas para o Ensino Superior, a criação de uma escola técnica também está na pauta. Voltada para formação, capacitação e especialização dos alunos, a escola oferecerá cursos com foco em Turismo e Tecnologia, valorizando a principal vocação econômica do município, além de formar profissionais voltados às novas carreiras de trabalho.

“As Escolas Técnicas oferecem habilitações e formações de nível técnico que são de grande importância para a nossa cidade. A população de Saquarema verá um salto de qualidade muito grande na educação do Município”, comemorou o Secretário Peres.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support