A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizará mais um curso gratuito do Ciclo de Palestras voltadas para os pequenos produtores e criadores do município. No dia 29 de abril, o curso “Nutrição de Ruminantes” será ministrado pelo Dr. Kaio Luiz Ferreira, médico veterinário e diretor da Clínica Veterinária Municipal, além do Dr. Paulo Drude de Lacerda, Zootecnista da EMATER-RJ e especialista em nutrição animal. O encontro será às 09hs, na sede da Secretaria de Agricultura, no distrito de Sampaio Corrêa.

Desde o ano passado, a Prefeitura vem oferecendo diversos cursos, palestras e seminários de capacitação e qualificação para o pequeno produtor ou criador do município. Dentre os temas já abordados, estão nutrição de equinos, ferrageamento e manejo sanitário de equinos, asininos e muares.

 

Os ruminantes

Os ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos. O termo ruminante está relacionado com o hábito de ruminar destes animais, ou seja, depois que ingerem os alimentos, este é regurgitado para a boca, onde é novamente mastigado (ruminado) e deglutido. Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados, camelos, lhamas e outros herbívoros com essa anatomia digestiva.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, na Rodovia Amaral Peixoto, km 52, em Sampaio Corrêa (próximo ao Posto Voo Livre). Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a secretaria pelo e-mail agricultura@saquarema.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support