Preparem as canoas e os remos, acertem e GPS e coloquem como destino a cidade de Saquarema!

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, e a Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), realizarão nos dias 18 e 19 de março, a primeira das duas etapas do VAA RJ – Campeonato Estadual de Canoa Havaiana do Rio de Janeiro. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de março no site do VAA RJ . Atletas de todo o estado poderão se inscrever para as competições, que desde 2019 não acontece na Região dos Lagos.

Com patrocínio da Prefeitura de Saquarema, esta edição marca um recorde em premiações para o esporte no Brasil. Ao todo, R$ 50 mil reais estarão em disputa, sendo a categoria OC6 a que oferece a maior recompensa aos atletas. Tanto no masculino quanto no feminino, as equipes que ficarem em primeiro lugar irão receber R$ 6 mil. As segundas e terceiras colocações recebem R$ 3 mil e R$ 1,5 mil cada. De acordo com a Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), o número de participantes do campeonato também deve bater um novo recorde com mais de 500 inscritos de diversas cidades como Niterói, Rio de Janeiro, Saquarema, Angra dos Reis, Paraty, Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Macaé e Araruama.

“Estamos muito felizes em poder realizar uma competição como esta em Saquarema. Este foi  mais um passo  dado para a consolidação de nossa cidade como a Capital do Esporte no Estado do Rio de Janeiro. Esses eventos movimentam nossa economia, nosso turismo e, também, geram empregos para a cidade”, disse a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Com diversas categorias e percursos de 8km, 10km e 16km, o campeonato permite a participação de praticantes do esporte de quase todas as faixas etárias e também de paratletas. Além das competições chamadas de open, para atletas de todas as idades, há provas para juniores, nas categorias sub 16 e sub 19; e master, para pessoas acima de 40 anos, acima de 50, 60 e 70. Nos dois dias de evento, a primeira largada acontecerá às 7h e a última às 12h30. Além disso, todas as provas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube VAA RJ.