Prefeitura de Saquarema por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo está apoiando a 4ª etapa do World Surf League. O evento Oi Rio Pro 2018 apresentado por Corona, chega pela segunda vez nas areias de Itaúna e promete repetir e sucesso de público. As baterias foram divulgadas pela WSL e o calendário está aberto entre os dias 11 e 20 de maio.

(Fotos: PMS/Divulgação)

 

​A prefeitura apoia o mundial de surf pelo segundo ano consecutivo, através da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos, além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Comunicação. A Praia de Itaúna já está agitada com os preparativos finais e os atletas já estão aproveitando o freesurf.

Desde o final de 2016, quando a World Surf League noticiou que a etapa brasileira do circuito mundial se mudaria da Barra da Tijuca para Saquarema, existia uma grande dúvida no meio do surf: se Saquarema teria condições estruturais e logísticas para receber a elite do surf, em um evento de grande porte, como é feito atualmente ao redor do mundo.

O ano de 2017 superou todas as expectativas da WSL e agora, em 2018, a etapa brasileira começa nesta sexta-feira, dia 11 de maio e os atletas já se encontram em nossa cidade e amanhã (10) tem coletiva de imprensa e competição de triagem, em Itaúna. A torcida que promete lotar a cidade novamente, terá dezessete brasileiros para apoiar no Oi Rio Pro esse ano. Serão quatorze brigando pelo título masculino e três pelo feminino

Uma das novidades no ranking é que a atleta Tatiana Weston-Webb vai estrear com a bandeira brasileira gravada em sua lycra de competição, na Praia de Itaúna. Ela nasceu no Rio Grande do Sul e desde criança mora no Havaí, sempre competiu como havaiana, mas decidiu passar a representar o Brasil no Circuito Mundial e a primeira vez será em Saquarema.

Para a torcida brasileira, uma das atrações no Oi Rio Pro 2018 é o potiguar Ítalo Ferreira. Ele foi campeão da etapa de Bells Beach e divide o primeiro lugar no ranking com o australiano Julian Wilson. Além deles, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore também usará a lycra amarela em Itaúna.

De acordo com a assessoria da WSL, para a triagem de quinta-feira, em todas as etapas dos organizadores do evento têm direito a escolher um convidado para desafiar os melhores do mundo. No Oi Rio Pro, foi aberta uma chance para quatro surfistas disputarem a vaga e quatro para a feminina. O critério para selecionar os nomes foi o mesmo, o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial do WSL Qualifying Series, o campeão da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o campeão estadual profissional do Rio de Janeiro e um indicado pela Associação de Surf de Saquarema.

Saquarema também estará representada na triagem feminina e em dose dupla, pela campeã estadual Kayane Reis e por Taís de Almeida, que no último fim de semana ganhou uma etapa do Circuito Brasileiro na capital carioca e foi indicada pela ASS. As duas vão enfrentar a jovem catarinense de apenas 14 anos de idade, Tainá Hinckel, que é a melhor brasileira no QS deste ano, e a atual campeã brasileira Luana Coutinho, de Ubatuba (SP).

— 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support