A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 29/08, o Dia D de Combate à Tuberculose, Hanseníase e Tabagismo. A ação ocorreu na Praça de Santo Antonio, no Centro de Bacaxá. Diversos serviços de saúde foram ofertados gratuitamente à população. Centenas de pessoas puderam comparecer ao local e realizar atendimentos, acertar a carteira de vacinação e fazer pequenos diagnósticos.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29, foi criado com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro e visa encorajar os usuários a deixarem fumo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que fumar traz à saúde de todos os seres vivos.

Além disso, outra ação realizada foi a Campanha de Combate à Tuberculose. A doença, que é conhecida por afetar o mundo inteiro, é causada pelo popularmente conhecido bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, mas pode também acometer outros órgãos, como os rins, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, ovários e gânglios.

Encerrando a programação de conscientizações, houve a campanha para a Hanseníase. Conhecida também como Lepra, é uma doença infecciosa e contagiosa, não sendo hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para desenvolver sinais da infecção. O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a ação, a população presente teve acesso a serviços e exames gratuitos de aferição de pressão arterial; orientação e agendamento em programas de saúde; distribuição de material informativo, educativo e preservativos, orientação nutricional, além de exposições de dança e aulões de capoeira.

Em Saquarema, a população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre Tuberculose, Hanseníase e IST’s na Casa Amarela, em Bacaxá. O endereço é Rua Adolfo Bravo, 38, ao lado do CAPS e da UNIMED. Já o Programa Municipal de Tabagismo funciona no CAMIS, na Rua Frutuoso de Oliveira, s/n°, atrás da Prefeitura.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support