A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, participou de uma reunião com secretários municipais e representantes do SEBRAE/RJ para a apresentação do prêmio Prefeito Empreendedor 2018. Durante o encontro realizado na tarde de segunda-feira, 15/01, ficou definida a participação do município de Saquarema na 10ª edição do projeto, que terá início no mês de fevereiro.

Para 2018, a ideia é que as ações implantadas em prol dos microempreendedores da cidade sejam unificadas e cadastradas junto ao SEBRAE, caracterizando, assim, a participação no evento.

Após a inscrição, o município receberá visitas de técnicos do SEBRAE para consultorias junto aos servidores e gestores municipais. Caberá a eles promover a fiscalização para avaliar a efetiva criação, implementação e execução dos projetos em vigor na cidade.

De acordo com a prefeita Manoela Peres, esta é uma grande oportunidade de fomentar e incentivar a implantação de MEIs em Saquarema: “Temos muitos microempreendedores na cidade e eles são peças importantes para que o país saia desta crise econômica. Criar e ampliar políticas públicas de empreendedorismo é fazer com que a roda da economia continue em movimento, gerando emprego e renda para o município”.

O prêmio Prefeito Empreendedor homenageia prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios. Eles devem apresentar resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município.

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a ação já reconheceu nacionalmente o trabalho de 67 gestores municipais que identificaram nas micro e pequenas empresas uma ferramenta de desenvolvimento econômico para as cidades. A meta da premiação é incluir o empreendedorismo na gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.