A cidade de Caucaia, no Ceará, recebeu nesta sexta-feira, 05, representantes de vários estados do país para a realização do XVI Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul. A cidade anfitriã foi uma das que alcançaram a certificação internacional de sustentabilidade das praias em 2022.

O programa Bandeira Azul está presente em 50 países e com mais de 5 mil bandeiras espalhadas pelo mundo. O Brasil ocupa a 23ª posição de países com mais certificações no mundo, com 40 bandeiras espalhadas em 21 municípios, incluindo Saquarema, com a Praia de Itaúna.

Para a temporada 2023, novas certificações estão previstas para o Brasil. De acordo com Leana Bernardi, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, “em 2023/2024 temos cerca de 50 locais que estão em fase piloto com possibilidade de receberem o selo. O programa tem se alastrado rapidamente pelo país, o que contribui para o desenvolvimento da sustentabilidade em praias, marinas e embarcações no Brasil”, contou.

Um dos grandes desafios do programa está relacionado aos seus 34 critérios obrigatórios: “A nossa missão é árdua. Estamos sempre em busca de uma comunicação objetiva com o nosso comitê gestor e a Administração Pública para alcançarmos o propósito da manutenção da bandeira. Graças ao trabalho de toda a gestão municipal, temos conseguido grandes avanços”, contou Marcelli Ladeira, Coordenadora Local do Programa Bandeira Azul – Saquarema.

“Participar de um evento como este é de extrema importância para Saquarema. Estamos trabalhando com a equipe da nossa Secretaria para conseguirmos a manutenção da certificação em nossa cidade para a próxima temporada”, explicou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

Novas bandeiras em Saquarema

Com o trabalho para a manutenção da Bandeira Azul na Praia de Itaúna, as equipes da Prefeitura de Saquarema também estão empenhadas para novas certificações no Município. A cidade, que tem mais de 38 quilômetros de praias, tem boas chances de ter mais certificações iguais a de Itaúna pela costa litorânea saquaremense.

“A Bandeira Azul em Itaúna colocou Saquarema em um seleto grupo de cidades do planeta que possuem praias com gestão sustentável. Além da conservação e da presença do programa na Praia de Itaúna, começamos a projetar a inscrição de uma nova praia da cidade, com intuito de desenvolver ainda mais as atividades ambientais e de sustentabilidade em Saquarema. Os trabalhos estão na fase inicial, mas as expectativas são excelentes! Desta forma, conseguiremos desenvolver ainda mais o turismo e a economia sustentável em nossa cidade”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Presentes no evento, representando o município de Saquarema, estavam o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro; a Coordenadora Local do Programa Bandeira Azul, Marcelli Ladeira; o Diretor Adjunto de Eventos, Raineri Martins; e a Assistente da Coordenação Local do Bandeira Azul, Sueli Silva.