A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo participou da 6ª Semana do Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro.  A Semana busca fomentar a capacidade crítica da comunidade em prol do meio ambiente, promovendo a divulgação científica de trabalhos desenvolvidos na área.

O evento teve como tema principal os 30 anos da ECO-92: passado, presente e futuro.  Para falar sobre o assunto, uma mesa redonda intitulada “Nos 30 anos da ECO-92: a força das mulheres nas iniciativas voltadas para a sustentabilidade”, contou com a participação de quatro mulheres influentes na causa ambiental.  Entre elas, a Coordenadora do Programa Bandeira Azul, Marcelli Ladeira Gomes, representando a cidade de Saquarema.

“Foi muito gratificante poder representar Saquarema na Semana do Meio Ambiente e poder contar um pouco sobre o desenvolvimento do programa Bandeira Azul, na Praia de Itaúna, como forma de exercer um turismo sustentável e com foco na importância da educação e conscientização ambiental da comunidade local e visitantes, fomentando assim, a cultura oceânica, em meio à Agenda 2030 e à Década do Oceano” – disse a Coordenadora.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Além dos debates em torno de assuntos atuais e relevantes da área ambiental, os cursos de capacitação em temas específicos, minicursos e oficinas também foram oferecidos aos participantes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support