A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá começar a vacinação dos adolescentes com comorbidades residentes no município. Pessoas de 17 a 12 anos receberão a primeira dose da vacina Pfizer de acordo com as datas abaixo.

Nesta quarta-feira, 18, será a vez dos adolescentes de 17 e 16 anos com comorbidades. Os de 15 e 14 anos serão imunizados na quinta-feira (19). A semana terminará com a vacinação dos adolescentes com comorbidades de 13 e 12 anos, na sexta-feira (20).

A vacinação deste grupo etário ocorre após a conclusão da imunização dos maiores de 18 anos. Assim, seguindo diretrizes da nota tripartite do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Ministério da Saúde, o município priorizará aqueles que possuem  comorbidades, atendendo também ao disposto na Lei Federal 14.124, de 10 de março de 2021 (alterada pela Lei 14.190, de 29 de julho de 2021).

“Estamos seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Desta forma, iniciaremos a vacinação dos adolescentes com comorbidades, seguindo tudo o que determina a Lei”, informou a Prefeita Manoela Peres.

“É muito importante que os responsáveis desses adolescentes obedeçam ao cronograma da Prefeitura. Sabemos que muitos estão ansiosos para imunizar seus filhos e, em breve, também conseguiremos cumprir esse grupo etário”, informou o Secretário de Saúde, dr João Alberto Teixeira Oliveira.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a vacinação dos adolescentes só pode ser feita com as doses da Pfizer. O município ainda possui doses em estoque e aguarda a entrega de novas remessas para ampliar a vacinação.

O Plano Nacional de Imunizações considerou como comorbidades prioritárias as seguintes enfermidades: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; e cirrose hepática.