A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Idealizada pelo Ministério da Saúde, a campanha segue até o dia 30 de outubro, com “Dia D” no sábado, 17.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, também deverão comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares e até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião. Para os pais ou responsáveis que tenham dúvidas quanto à vacinação dos filhos, o ideal é consultar a caderneta de vacinas antes de levar a criança para a unidade de saúde.

Neste ano, a campanha também realizará a vacinação de adultos contra o Sarampo. Pessoas de 20 a 59 anos de idade poderão ser imunizados nos postos de vacinação. Para que a imunização ocorra, também é necessária a apresentação da caderneta de vacinação.

Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema tomou todas as medidas para evitar aglomerações nos postos e a propagação do Covid-19. A Secretaria orienta, ainda, que a população cumpra com os decretos em vigor no município e utilizem os equipamentos de proteção, como máscaras, álcool em gel e mantenham o distanciamento mínimo de segurança.

Confira, abaixo, os locais e horários de vacinação:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support