A Prefeitura de Saquarema, por meio da Guarda Civil de Saquarema, enviou três guardas civis femininas para participar do 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio de Janeiro. Realizado na Cidade da Ordem Pública, em Niterói, o encontro teve como objetivo discutir a implantação de políticas específicas para mulheres nas Guardas Municipais.

Cerca de 360 guardas municipais de 46 municípios do Rio e de diversos estados brasileiros participaram do evento. Os debates abordaram temas como empoderamento feminino no âmbito das guardas municipais e o papel da mulher dentro das instituições.

As guardas civis Nubia Rosa Muniz e Catarina Rodrigues Souza, além da guarda civil ambiental Luana Gonçalves Doria Pereira, representaram o município de Saquarema no encontro. Atualmente, a Guarda Civil de Saquarema possui 16 guardas femininas.

De acordo com Marcos Vinícius Flores, comandante da Guarda Civil de Saquarema, encontros como este servem para ampliar ainda mais o debate sobre a participação da mulher na corporação: “É muito importante que haja mais encontros como este. Temos várias mulheres na nossa corporação e isto mostra a importância sobre a diversidade de gêneros. Vamos continuar investindo em capacitação e no intercâmbio com outras guardas do país”.