A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação, anunciou a superação da marca dos 100 primeiros alvarás on-line emitidos no município. Em vigor desde a segunda quinzena de abril, o sistema de emissão digital de alvarás agilizou o processo de formalização das empresas no município.

Criado em parceria com o SEBRAE e a JUCERJA, o alvará on-line é voltado, principalmente, aos empreendedores de baixo risco de Saquarema interessados em obter alvará. O acompanhamento dos trâmites também pode ser feito pela internet.

Em média, os processos são concluídos de três a quatro dias, sem sair de casa, de forma simplificada, desde que o interessado reúna todos os documentos necessários e pague as taxas dentro dos prazos. O trâmite é realizado por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin) da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que visa desburocratizar a abertura de empresas, integrando os órgãos envolvidos, dentre eles a Prefeitura de Saquarema, a própria Junta Comercial, a Receita Federal e a Secretaria de Estado de Fazenda.

Com a efetivação deste sistema integrado, nos sete primeiros meses de 2018, a Prefeitura de Saquarema registrou aumento no recolhimento de Taxas de Alvará (TFAL) em comparação com o mesmo período do ano passado. Estas receitas são empregadas no município para a manutenção de políticas públicas, conservação de vias e bairros, além de educação, saúde e segurança.

De acordo com Hailson Ramalho, Secretário de Administração, Receita e Tributação, além do Alvará On-line, a meta é facilitar ainda mais a vida do empreendedor saquaremense: “Estamos empenhados em criar a ‘Sala do Empreendedor’ aqui em Saquarema. Os primeiros passos já foram dados para que possamos ter em nossa cidade um local dinâmico, com todos os serviços necessários para que o empreendedor se legalize, se capacite e realize negócios, gerando trabalho e renda”.

Para requerer o Alvará, o contribuinte deverá acessar o site da Prefeitura de Saquarema (saquarema.rj.gov.br). O portal conta com manuais e informações sobre documentação, seus passos e taxas necessárias para a obtenção da permissão. Ao cumprir as etapas, o contribuinte precisa monitorar as notificações e exigências solicitadas pelos órgãos até a emissão do alvará, que estará disponível para impressão. Para dúvidas, envie e-mail para alvara@saquarema.rj.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support