As primeiras semanas de 2023 têm gerado demanda crescente na Sala do Empreendedor de Saquarema, principalmente por moradores que buscam o acesso à formalização e também de empreendedores que desejam organizar seus negócios e empresas para o decorrer do ano.

Localizada na Rua Barão de Saquarema, n° 243, sala 15 (Galeria Spazio), no Centro da cidade, o local tem registrado alta na procura de serviços como: declaração anual de faturamento, parcelamentos de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em atraso e consultorias para quem anseia qualificar ou expandir seu ambiente de negócios.

“Neste início do ano, tivemos uma boa procura por parte da população para esclarecimento de dúvidas, orientações e processos de formalização de MEI. Nossa Sala do Empreendedor é um espaço de importante para a população, principalmente para o micro e pequeno empresário, que tanto contribui para o desenvolvimento da cidade com a geração de empregos e renda”, afirmou o Secretário Municipal de Administração, Receita e Tributação, Hailson Alves Ramalho.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, o local possui toda a estrutura necessária para a formalização de negócios e a troca de experiências entre MEIs e demais empreendedores da cidade. Além deles, no local, contadores, advogados e demais profissionais também podem resolver pendências de empresas da cidade.

De acordo com o Delegado da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro em Saquarema, Elias Gaia, que também é coordenador da Sala do Empreendedor, os primeiros meses do ano são ideais para os empreendedores planejarem seus negócios, acertarem pendências e buscarem qualificação para que, ao longo de 2023, o ambiente de negócios prospere. “Temos, aqui, além das repartições municipais, a JUCERJA, o SEBRAE-RJ e diversos outros órgãos para facilitar a vida do empreendedor saquaremense”, afirmou Gaia.

Na Sala do Empreendedor, o cidadão poderá contar com os seguintes serviços: Formalização do MEI; Alterações dos dados cadastrais do CCMEI; Impressão da DAS Mensal e Declaração Anual; Adesão ao parcelamento do SIMEI e baixa do CNPJ; Abertura, alteração e baixa de empresa e profissionais autônomos; Emissão de alvarás (abertura, alteração, baixa e provisório); Emissão de licença sanitária; Abertura de protocolos, processos de viabilidade e publicidade; Cadastro das empresas e profissionais autônomos; Orientação das notificações e multas da Fiscalização de Posturas; Informações sobre oportunidades de novas áreas para empresas; Orientação sobre utilização de uso de área pública para ambulantes; Julgamento de processos e entrada de protocolo da JUCERJA; Certidões negativas de débitos, ISS, entre outras; Processos de ISS de taxistas e artesãos.

Sobre a Sala do Empreendedor

Inaugurada no ano de 2018, a Sala do Empreendedor de Saquarema tem como objetivo acolher àqueles que já estão formalizados ou pretendem iniciar seu próprio negócio. O espaço foi criado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Saquarema, o Sebrae-RJ e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

Em maio de 2022, a Sala do Empreendedor foi ampliada e ganhou novo espaço, com maior conforto e capacidade de atendimento à população. As equipes fecharam o último ano com a marca de 1600 CNPJs de MEIs abertos, 300 novas empresas de demais portes abertas, mais de 1000 processos online pelo sistema REGIN, da Junta Comercial, e mais de 9 mil atendimentos realizados.

“Os micro e pequenos empreendedores são muito importantes para a economia da cidade. Para isso que nós criamos a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-RJ. Temos uma população que gosta e tem muita vontade de empreender. Por isso, é nosso dever oferecer o apoio a este público, que que o sonho do próprio negócio se torne realidade em nossa cidade”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Proximidade com a Receita Federal

No mesmo local, os empreendedores também podem resolver problemas ligados à Receita Federal. Criado por meio de parceria da Prefeitura com o órgão fiscal, o Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal oferece diversos serviços à população.

No PAV, os moradores de Saquarema poderão realizar diversos serviços relativos à Receita. Nesta primeira etapa, os funcionários estão habilitados pelo sistema do Fisco a operar o módulo “Cadastros”, que contará com os seguintes serviços:

  • Consulta Pendência Fiscal PF e Imóvel Rural;
  • Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física;
  • Consulta Restituição e Situação DIRPF;
  • Cópia Declaração e Recibos para PF – DIRPF, DIRF Beneficiário e DITR;
  • Cópia Declaração e Recibos – GFIP, Perdcomp, Dacon e Dmed;
  • CPF – comprovante de inscrição, alteração e regularização;
  • Emissão de Documento de Arrecadação – DARF e GPS;
  • Geração de Código de Acesso GOV.Br.

O PAV também atua em casos de certidões e situação fiscal, declarações e demonstrativos, pagamentos e processos/procuração.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support