A Prefeitura de Saquarema irá comemorar a chegada de 2020 com queima de fogos de baixo ruído, popularmente conhecido como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo que o convencional. Desta maneira, o tradicional show pirotécnico que acontece a partir da Igreja Nossa Senhora de Nazareth não irá causar danos à aqueles que são sensíveis ao barulho, como animais, crianças e idosos.

Os animais são os que mais sofrem com o barulho dos fogos de artifício, tendo reações como estresse e ansiedade, podendo ter danos físicos e, em casos mais extremos, podem até mesmo morrer. Há, inclusive, situações que se resolvem apenas com o uso de sedativos. A Prefeitura de Saquarema orienta aos demais moradores e turistas que utilizem fogos de baixo ruído nas festividades de fim de ano.