Buscando implementar núcleos esportivos por toda a cidade, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, criou o Projeto Atletas do Futuro.

O Projeto de Desporto Educacional consiste na criação de 4.500 vagas em 20 núcleos esportivos em campos de futebol, com grama natural e sintética, espalhados pelos três distritos. Podem participar alunos que tenham entre 07 a 17 anos de idade e que estejam matriculados na rede municipal de ensino. Alunos com deficiência motora e intelectual também poderão se inscrever sem qualquer restrição e terão acompanhamento social, pedagógico e psicológico para garantir integração e participação nas atividades esportivas em cada Núcleo.

As vagas serão destinadas ao futebol masculino e feminino, e contarão com treinamentos em turmas mistas nas categorias Sub-7, Sub-8, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Além das aulas, todos alunos participantes receberão, gratuitamente, um “kit” completo para treinamento, composto por: camisa, short e meião, garrafa para água e mochila-sacola; e um “kit” de passeio/viagem, composto por: camisa e casaco; todos os itens são personalizados e exclusivo dos participantes do projeto.

Um ônibus com motorista e monitor será disponibilizado para os alunos que necessitarem de deslocamento longo para os Núcleos Esportivos. Após o cadastro, os inscritos poderão fazer para uso de transporte exclusivo do projeto, com itinerário a ser definido de acordo com as necessidades e participação em cada Núcleo.

Uma equipe multidisciplinar formada por Assistente Social, Psicólogo e Pedagogo irá promover monitoramento e acompanhamento integral dos alunos participantes, inclusive quanto ao rendimento escolar, promovendo ainda atividades cognitivas e complementares de cunho pedagógico para integração ao processo de aprendizagem.

As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira, 11 de outubro, na secretaria das escolas e seguem até preenchimento das vagas ofertadas.