A Prefeitura de Saquarema e a Secretaria de Estado de Turismo (SeTur-RJ) realizaram o primeiro cadastramento dos artesãos do município. Apoiada pela Subsecretaria Municipal de Cultura, a ação foi feita no dia 09/04 e atendeu 101 artesãos saquaremenses, tendo como finalidade conhecer o perfil de cada artesão e diagnosticar suas características e necessidades.

Durante o evento, que também contou com uma palestra ministrada por Nea Mariozz, coordenadora do programa de artesanato do Estado, os artesãos receberam dicas sobre empreendedorismo e puderam conhecer os benefícios para os profissionais regularmente cadastrados. Uma vez inscrito no programa, o artesão terá acesso à Carteira Nacional do Artesão, emitida pelo Governo Federal; participação em feiras do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro); Divulgação, Capacitação e Qualificação; Microcréditos e Comercialização de seus produtos.

O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro busca reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, com todo o seu foco voltado para a prática de ações que visam o empreendedorismo.

Os artesãos que não puderam comparecer ao cadastramento realizado em Saquarema poderão fazer em municípios vizinhos. Para isso, basta acompanhar a página da Secretaria Estadual de Turismo para saber o calendário de visitas dos técnicos da SeTur-RJ no Estado. Mesmo sendo realizado fora do domicílio do artesão, a carteirinha será emitida para o município de Saquarema.

 

Artesanato diversificado e ligado à natureza

Em Saquarema, a cultura do artesanato é bastante forte e viva. Além disso, as peças produzidas sempre remetem à natureza ou elementos da cidade. A Igreja Nossa Senhora de Nazareth e o mar são as maiores inspirações dos artesãos e os preferidos de moradores e turistas.

Utilizando matéria-prima natural ou reciclável, o artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento.

Em Saquarema, a Praça Oscar de Macedo Soares, no Centro da cidade, é o principal ponto de comércio do artesanato municipal. Nos finais de semana, os artesãos se reúnem para expor e vender seus produtos aos moradores e turistas. A praça é um tradicional ponto turístico da cidade e recebe o apoio da Subsecretaria Municipal de Cultura. Além disso, a Casa de Cultura é outro ponto que recebe exposições e mostras dos artesãos saquaremenses.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support