A rede municipal de educação de Saquarema foi representada no Congresso Internacional de Gestores & Diretores Escolares das Redes Pública & Privada. Com o tema “O Desafio dos Gestores Frente a um Novo Modelo de Escola”, o congresso foi realizado na cidade de Guarapari, no estado do Espírito Santo.

A escola se transforma a cada dia. Com as mudanças de valores, crenças, ascensão tecnológica e as crises, a educação recebe uma carga enorme de demandas que desafiam todos os envolvidos com o processo educacional. O Congresso Gestores chegou em sua segunda edição para debater assuntos pertinentes com o ensino público e privado e buscar soluções para as mudanças e desafios presentes no dia a dia da gestão escolar.

Voltado para diretores e gestores escolares de escolas municipais, estaduais e privadas, o encontro reuniu importantes nomes da educação, como Paulo Magri, Emília Cipriano, Educardo Shinyashiki, Jair Passos, Carmen Campanelli, entre outros.

Representando Saquarema, a professora Andréia dos Santos Pimentel pode apresentar um trabalho científico com o tema “Saquarema: Educação e Compromisso Social”. O estudo teve por finalidade apresentar a importância da postura do gestor em relação a motivação da equipe. Para isso, apresenta o papel do gestor numa visão pedagógica no contexto escolar, discutindo a função social da escola e a articulação do trabalho pedagógico, tendo como ponto de base dessa reflexão a gestão pedagógica.

O estudo apresentou as possibilidades do gestor escolar contribuir na construção de uma consciência social, comprometida com a qualidade de ensino no cotidiano escolar. A relevância em abordar esse tema partiu da possibilidade de se repensar as práticas sociais e o papel do gestor escolar como mediador e como transmissor de conhecimento, a importância da responsabilidade de cada um para a construção de uma sociedade mais igualitária.

O conteúdo da pesquisa estará disponível, em breve, por meio da Revista Ideário, revista científica do Instituto Ideia que lançará uma edição especial sobre o Congresso Gestores.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support