A rede municipal de educação de Saquarema foi representada no Congresso Internacional de Gestores & Diretores Escolares das Redes Pública & Privada. Com o tema “O Desafio dos Gestores Frente a um Novo Modelo de Escola”, o congresso foi realizado na cidade de Guarapari, no estado do Espírito Santo.

A escola se transforma a cada dia. Com as mudanças de valores, crenças, ascensão tecnológica e as crises, a educação recebe uma carga enorme de demandas que desafiam todos os envolvidos com o processo educacional. O Congresso Gestores chegou em sua segunda edição para debater assuntos pertinentes com o ensino público e privado e buscar soluções para as mudanças e desafios presentes no dia a dia da gestão escolar.

Voltado para diretores e gestores escolares de escolas municipais, estaduais e privadas, o encontro reuniu importantes nomes da educação, como Paulo Magri, Emília Cipriano, Educardo Shinyashiki, Jair Passos, Carmen Campanelli, entre outros.

Representando Saquarema, a professora Andréia dos Santos Pimentel pode apresentar um trabalho científico com o tema “Saquarema: Educação e Compromisso Social”. O estudo teve por finalidade apresentar a importância da postura do gestor em relação a motivação da equipe. Para isso, apresenta o papel do gestor numa visão pedagógica no contexto escolar, discutindo a função social da escola e a articulação do trabalho pedagógico, tendo como ponto de base dessa reflexão a gestão pedagógica.

O estudo apresentou as possibilidades do gestor escolar contribuir na construção de uma consciência social, comprometida com a qualidade de ensino no cotidiano escolar. A relevância em abordar esse tema partiu da possibilidade de se repensar as práticas sociais e o papel do gestor escolar como mediador e como transmissor de conhecimento, a importância da responsabilidade de cada um para a construção de uma sociedade mais igualitária.

O conteúdo da pesquisa estará disponível, em breve, por meio da Revista Ideário, revista científica do Instituto Ideia que lançará uma edição especial sobre o Congresso Gestores.