A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou na última sexta-feira, a Oficina de Prognóstico do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, o PlanMob – Saquarema. Acompanhado pelo Grupo de Trabalho das secretarias municipais de Urbanismo, Transporte e Serviços Públicos e Infraestrutura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o PlanMob visa mapear e propor soluções para a mobilidade saquaremense.

A Equipe de Acompanhamento foi formada nas primeiras etapas do PlanMob com objetivo de atuar juntamente com a Equipe Técnica do Plano. Parte importante da elaboração de todo o estudo, a Equipe de Acompanhamento reúne diversos representantes da sociedade, separados por grupos de interesse e de característica plural, buscando refletir a maior parte da população saquaremense. Os integrantes da Equipe de Acompanhamento compareceram ao auditório da FAETEC, em Bacaxá, onde puderam propor e elencar ações dentro dos eixos estratégicos definidos para o plano: Estrutura Urbana, Sistema Viário, Pedestres e Calçadas, Ciclistas e Ciclovias, Transporte Público, Logística Urbana e Gestão Institucional e Educação para o Trânsito.

“A participação popular e das demais secretarias têm sido fundamental para construirmos um plano de mobilidade que atenda aos anseios da sociedade de Saquarema. Ficamos felizes de poder contribuir para a melhoria de aspectos tão importantes para a cidade”,  disse a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico Paula Azem.

Os trabalhos das equipes técnica e de acompanhamento seguirão até a fase final do PlanMob. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é de que o texto final seja enviado (via Projeto de Lei) para debate e votação na Câmara de Vereadores já nos próximos meses. Após a aprovação dos vereadores, a Lei será publicada com validade de 10 anos.