A Prefeitura de Saquarema realizou, na tarde desta quarta-feira (24), em parceria com o Sebrae Rio, o Encontro de Desburocratização – Simplificar para Desenvolver, no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento aconteceu dentro das ações do Programa Cidades Empreendedoras, que visa fortalecer os municípios participantes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável.

Consultores, analistas, contadores, empresários e representantes de diversas pastas da Prefeitura participaram do Encontro. Foram apresentadas ações para desburocratizar a vida de quem abre uma micro ou pequena empresa no município. Dentre os itens do processo de simplificação, destacaram a redução do tempo para emissão de documentos, substituição para sistemas online em processos eletrônicos e o fim da solicitação de documentos desnecessários. Atualmente, em Saquarema, a consulta de viabilidade de uma empresa acontece em até 48 horas. A licença sanitária, o licenciamento ambiental e outras regras para abertura de empresas de baixo risco foram simplificadas. Com isso, hoje uma empresa de baixo risco na cidade recebe seu alvará online no prazo de três a cinco dias. “Parabenizo os nossos servidores pelo que tem feito em favor da desburocratização. Nos mantemos em primeiro lugar no ranking do Programa Cidades Empreendedoras, e isso é resultado do esforço de toda a equipe, que realmente está querendo melhorar e trazer benefícios para a nossa cidade.”, disse a prefeita Manoela Peres.

Durante o encontro, a prefeita aproveitou ainda a oportunidade para solicitar oficialmente ao presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Luiz Velloso, que seja implantada uma delegacia da Junta no município. Ele respondeu positivamente ao pedido: “A equipe da Prefeitura será treinada e a expectativa é que a delegacia da Jucerja em Saquarema seja inaugurada ainda este ano junto com uma Sala do Empreendedor, apoiando ainda mais os empreendedores locais”, afirmou Velloso.

Ao final do encontro, foi emitido o alvará de uma empresa do município, e o documento foi entregue ao contador responsável, pelas mãos da prefeita.

Ainda dentro das atividades do Programa Cidades Empreendedoras, nesta sexta-feira (26), será realizada, no Teatro Municipal Mário Lago, uma Capacitação para Fornecedores. O curso é direcionado a empreendedores interessados em fornecer produtos e serviços à Prefeitura de Saquarema. A procura está grande, o município já bate o recorde estadual de inscrições, que ainda podem ser feitas pelo saquarema.rj.gov.br/inscricao-fornecedores/.