Nos dias 02, 03 e 04 de maio, às 18h, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão Ciência e Tecnologia, inaugurou três creches no município. Construídas nos bairros da Mombaça, Verde Vale e Basiléa, as novas unidades ampliam a oferta de vagas para a educação infantil na cidade. Totalmente equipadas e dotadas de ambientes seguro e acolhedor, as novas creches oferecem mais conforto e oportunidades de educação para as crianças.

A primeira das três unidades foi a Casa Creche Carmo Gonçalves, o Vovô Carmo, no Verde Vale. Com capacidade de atendimento de 35 a 70 alunos de 1 a 3 anos, em turnos parcial ou integral, a unidade localizada na Rua Nicomedes Pereira dos Santos, 85, conta com três salas de aula, secretaria, dois banheiros infantis, banheiro de adulto, sala de leitura, refeitório e cozinha, além de área de lazer e recreação.

A segunda inauguração foi na Basiléa, terceiro distrito da cidade. A Casa Creche Elizabeth Siqueira Cadena da Silva, Tia Beth, está instalada no Rua Demerval de Souza, 21, e conta com cinco salas de aula, secretaria, dois banheiros infantis, banheiro de adulto, sala de leitura, refeitório e cozinha, além de área de lazer, recreação e atenderá de 60 a 120 alunos de 1 a 3 anos em turnos integral ou parcial.

A terceira unidade foi inaugurada na quinta-feira, 04 de maio, na Estrada da Mombaça, 49, no bairro Mombaça. A Casa Creche Elizabeth Siqueira Cadena da Silva também tem capacidade de atendimento de 35 a 70 alunos de 1 a 3 anos, em turnos parcial ou integral e também conta com três salas de aula, secretaria, dois banheiros infantis, banheiro de adulto, sala de leitura, refeitório e cozinha, além de área de lazer e recreação.

“Me dá grande alegria em poder inaugurar escolas, creches e casas creche. Nesta semana de aniversário da cidade, estamos ofertando mais 130 vagas integrais na rede, que podem ser ampliadas para até 260 vagas em turno parcial. São unidades que seguem o nosso padrão educacional, oferecendo conforto, qualidade de ensino e equipes qualificadas para cuidar das nossas crianças”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

O projeto “Casa Creche”, posto em prática pela Prefeitura de Saquarema por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão Ciência e Tecnologia, aproveita espaços que já estão construídos (casas e escolas), mas que estão sem uso para o município. O espaço é adequado para o funcionamento como casa creche, que em tempo reduzido pode ser entregue à população. O processo é mais rápido do que a construção integral de uma nova unidade. Desde o início da execução do projeto, em janeiro de 2019, dezesseis unidades dessa modalidade foram criadas no município.