A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação, inaugurou a Sala do Empreendedor. Situada à Rua Barão de Saquarema, 243, sala 15, o espaço está apto a atender todos os moradores que desejarem empreender, se formalizar ou se capacitar para melhorar o funcionamento de suas empresas.

A inauguração contou com a presença da Prefeita Manoela Peres, do Secretário Municipal de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho, além de outras autoridades municipais, servidores, contadores e representantes do Sebrae.

“Esta Sala do Empreendedor é fruto de um trabalho iniciado há alguns anos em nosso município. Hoje, podemos concentrar em um único local os serviços essenciais para os empreendedores, contadores ou qualquer cidadão que queira iniciar um novo negócio“, informou o secretário Hailson Ramalho.

De acordo com a Coordenadora Regional do Sebrae, Ana Claudia Vieira, a integração do Sebrae com a Sala do Empreendedor ampliará a gama de serviços oferecidos no local: “A Sala do Empreendedor é um espaço de formalização, de capacitação e de formação de novos negócios. O Sebrae atuará constantemente no local, oferecendo serviços, parcerias e consultorias para o empreendedor saquaremense, seja ele um MEI, um agricultor familiar ou um empresário que gere dezenas de empregos”.

“Estamos dando continuidade ao processo de desburocratização na Prefeitura de Saquarema. A ideia é facilitar cada vez mais a vida do cidadão, oferecendo serviços rápidos e de qualidade. A nova Sala do Empreendedor é uma importante ferramenta que agilizará a vida de muitas pessoas em nossa cidade”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Na nova Sala do Empreendedor, o cidadão poderá contar com os seguintes serviços: Formalização do MEI; Alterações dos dados cadastrais do CCMEI; Impressão da DAS Mensal e Declaração Anual; Adesão ao parcelamento do SIMEI e baixa do CNPJ; Abertura, alteração e baixa de empresa e profissionais autônomos; Emissão de alvarás (abertura, alteração, baixa e provisório); Emissão de licença sanitária; Abertura de protocolos, processos de viabilidade e publicidade; Cadastro das empresas e profissionais autônomos; Orientação das notificações e multas da Fiscalização de Posturas; Informações sobre oportunidades de novas áreas para empresas; Orientação sobre utilização de uso de área pública para ambulantes; Julgamento de processos e entrada de protocolo da JUCERJA; Certidões negativas de débitos, ISS, entre outras; Processos de ISS de taxistas e artesãos.

Anúncio de novas parcerias

Durante a inauguração da nova Sala do Empreendedor, o secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho, anunciou a formalização do convênio entre a Prefeitura e a Receita Federal para a instalação de um posto avançado em Saquarema. A unidade será a primeira do tipo em toda a Região dos Lagos.

“Quero aproveitar para anunciar que a Prefeita Manoela Peres assinou um convênio com a Receita Federal. Com isso, vamos poder instalar um posto avançado aqui no município, para atender aos nossos cidadãos. Agora, vamos começar a estruturar o local e capacitar os servidores para, em breve, inaugurar o novo espaço.

Com o objetivo otimizar e agilizar o atendimento dos serviços disponibilizados pela Receita Federal, como inscrição do CPF, emissão e baixa de CNPJ, certidão de regularidade fiscal, dentre outros, o Posto Avançado da Receita Federal evitará que muitos moradores precisem sair de Saquarema para se deslocar a outros municípios em busca de uma agência do órgão federal.