Uma noite de muita emoção, realizações e esperança. Assim foi a cerimônia de entrega dos 1553 certificados de bolsa de estudos do Programa Conexão Universitária. O evento foi realizado no Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães, no bairro Asfalto Velho. Com a quadra lotada de novos universitários a cerimônia representou um novo marco na história de Saquarema.

Criado pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Programa Conexão Universitária destinará 10 mil bolsas de estudos, com 100% de desconto, a moradores da cidade que atendam aos pré-requisitos definidos pela Lei de criação do programa. Nesta primeira etapa, 2000 bolsas foram oferecidas por meio de Chamamento Público e 1553 alunos concluíram as etapas de seleção.

“Hoje é uma data de grande importância para Saquarema. Um dia que carrega muita emoção e esperança. Tenho a certeza de que estamos revolucionando nossa educação, transformando Saquarema em referência nacional”, informou o secretário municipal de Educação, Antonio Peres Alves.

“Passei por dificuldades para conseguir o meu diploma de graduação. Lutei, corri atrás, venci as barreiras pra poder conquistar o meu sonho. Estou muito feliz porque cada um de vocês não passará pelas dificuldades que tive. Vocês poderão se dedicar exclusivamente aos estudos, sem se preocupar com valores ou cobranças de mensalidades, pois a Prefeitura vai pagar todas as parcelas dos estudos”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

Diversidade de cursos disponíveis

A primeira chamada pública do Programa Conexão Universitária ofereceu uma grande variedade de cursos aos moradores da cidade. Dentre os mais procurados, estão Pedagogia, Direito, Enfermagem, Odontologia, Medicina, Administração e Engenharias.

Os alunos aprovados poderão estudar na Universidade de Vassouras e na Unilasalle. As duas instituições foram as primeiras credenciadas pela Prefeitura para participar do programa. De acordo com o Edital do programa, outras instituições universitárias terão até o ano de 2023 para solicitar participação no Conexão.

Próximas etapas

De acordo com a coordenação do COUNI, o próximo passo dos estudantes contemplados com as bolsas é a matrícula na instituição de ensino superior. Os alunos iniciarão os estudos já no segundo semestre deste ano.

No campo político a Prefeita Manoela Peres anunciou um novo projeto que trará ainda mais benefícios para os universitários: “Geralmente anuncio os projetos de lei por vídeos. Hoje vai ser diferente. Quero aproveitar que os vereadores estão aqui para anunciar que enviaremos para a Câmara Municipal uma proposta para que a Prefeitura ofereça um auxílio para os estudantes universitários que precisem sair da cidade para estudar em tempo integral. Será uma ajuda grandiosa para que eles se dediquem ainda mais aos estudos”, comemorou.

Para mais informações sobre o Programa Conexão Universitária, acesse o site saquarema.rj.gov.br