A Prefeitura Municipal de Saquarema realizou hoje, 10 de julho, reunião com os principais representantes do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na Região dos Lagos, e as Secretarias competentes, com o objetivo de criar um ambiente mais favorável para o micro e pequeno empresário, facilitando a legalização, para o comerciante que queira montar seu negócio em Saquarema.

Durante a reunião, foram listadas as 50 principais atividades econômicas desenvolvidas no município. O analista gestor de projetos do SEBRAE na Região dos Lagos, Ronald Silveira, explicou que o sistema é composto por Rede Simples + AD (Agente de Desenvolvimento). O SEBRAE possui soluções para auxiliar, desde o planejamento e a abertura até a gestão de empresas. Segundo Ronald, o objetivo é facilitar o processo de legalização para a implementação de micro e pequenas empresas em Saquarema.

Fotos: Flávio Delazari

Tudo será feito através do sistema digital REGIN (que é uma simplificação online da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro – JUCERJA). O Pedido de Viabilidade, ou Consulta Prévia, é um conjunto de procedimentos disponibilizados pelas instituições participantes do Convênio que proporciona ao empresário uma consulta antecipada a estas instituições para verificar a viabilidade da implantação da sua empresa no município.

O comerciante poderá dar entrada no Pedido de Viabilidade via internet. Poderá ter acesso à análise e determinação das pendências e instruções que o empresário deve atender para implantação do seu negócio. Toda e qualquer pendência, que ficará disponível no sistema online. As atividades são identificadas através do CNAE (Código Nacional de Atividades Empresariais) e são dialogadas através da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com os setores de Vigilância Sanitária, Postura e Fiscalização.

Dessa forma, o saquaremense terá maior facilidade em empreender seu negócio no município. A previsão para a implementação e funcionamento pleno, segundo Ronald, é até Dezembro, mas devido ao bom andamento da equipe e ao apoio da Prefeitura, a previsão é de que essa modernização para facilitação, fique ativa integralmente nos próximos meses.