A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha Junho Violeta, que alerta sobre a violência contra a pessoa idosa. O mês de junho traz o alerta sobre a violência cometida contra a pessoa idosa. Estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

De acordo com os dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Brasil registrou aumento de 97% no número de violações de direitos humanos contra pessoas idosas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, o país somou 202,3 mil casos de violência entre janeiro e março deste ano. Em comparação, o mesmo período do ano anterior somou 102,8 mil de infrações. Vale ressaltar, que a violência contra os idosos tem muitas faces, como: violência física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual e também a negligência, o abuso financeiro e discriminação.

Em todo país, é possível denunciar a violência pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, de forma gratuita e a identidade do denunciante é preservada. A principal violação cometida contra idosos é a exposição de risco à saúde, seguida por maus tratos, abandono, negligência, tortura física e insubsistência afetiva. Violações ligadas à questão patrimonial também são bastante frequentes. Em vários casos, os filhos aparecem como os agressores.

“Saquarema é uma cidade com altos índices de idosos residentes. A qualidade de vida da cidade é um atrativo para eles, que buscam descanso, tranquilidade e acesso aos serviços públicos. Além de garantirmos estes direitos, precisamos conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa, seja ela física, psicológica, patrimonial, etc. Os idosos precisam de nosso cuidado, carinho e atenção”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Confira, abaixo, a programação da campanha Junho Violeta, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde:

01/06: ação de conscientização na Praça de Bacaxá, das 09h às 13h;

02/06: ação de conscientização no Centro de Convivência, em Itaúna, das 09h às 13h;

07/06: ação de conscientização na Praça do Bem- Estar, das 09h às 13h;

14/06: ação de conscientização no Lar dos Idosos, às 10h, e no CRAS de Bonsucesso, às 14h;

15/06: ação de conscientização no CRAS da Raia, às 10h, e no CRAS de Rio d’Areia, às 14h;

16/06: ação de conscientização no CRAS da Jaconé, às 10h, e no CRAS de Sampaio Corrêa, às 14h;

27/06: ação de conscientização na Praça de Bacaxá, das 09h às 13h;

28/06: ação de conscientização na Praça de Jaconé, das 09h às 13h;

30/06: II Seminário Sobre a Saúde da Pessoa Idosa e Políticas Públicas, das 13h às 17h no Teatro Mário Lago.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support