A Prefeitura de Saquarema inaugurou as instalações do Centro de Controle e Monitoramento da cidade. A cerimônia de entrega, realizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, em Bacaxá, contou com a participação de autoridades municipais, oficiais da Polícia Militar, comerciantes e moradores. Com esta nova ferramenta, a Prefeitura amplia os investimentos para garantir tranquilidade e paz na cidade, aumentando a sensação de segurança aos munícipes.

O Centro de Controle e Monitoramento abriga uma moderna central de vigilância com equipamentos de última geração para dar apoio à Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Salvamar e Fiscalização de Posturas. Além disso, o novo Centro é responsável por monitorar todo o município e as principais vias da cidade, auxiliando a Guarda na vigilância e mobilidade urbana nas vias públicas.

Até o momento, 34 câmeras foram instaladas em pontos importantes de Saquarema. Para os próximos dias, a área de monitoramento será ampliada com mais oito câmeras, proporcionando maior vigilância e abrangência na cidade. Quando o sistema estiver completamente instalado, Saquarema contará com 64 câmeras de vigilância. Assim, todas as forças de segurança que atuam na cidade poderão atender aos chamados de forma rápida e eficaz, otimizando custos e equipes ao atender as ocorrências em tempo real.

Outra vantagem do Centro de Controle e Monitoramento é o auxílio para as investigações criminais. As imagens captadas pelas câmeras poderão ser utilizadas pelos serviços de inteligência policial na resolução de crimes e/ou ocorrências, agilizando os inquéritos policiais e abastecendo os bancos de dados dos serviços de Segurança Pública.

De acordo com o comandante do 25º BPM, tenente-coronel André Henrique, o Centro de Controle de Monitoramento será uma ferramenta importante para a diminuição da criminalidade na cidade: “Saquarema ainda é uma cidade tranquila se comparada a outras da região. Mesmo assim, ainda temos alguns registros de delitos. Com o videomonitoramento, conseguiremos reduzir estes números, proporcionando mais paz e tranquilidade aos moradores e turistas”.

Para a Prefeita Manoela Peres, a entrega do Centro de Controle e Monitoramento faz parte do processo de avanço na segurança pública do município: “Com o Centro, teremos a possibilidade de monitorar diversos pontos da cidade. Estamos utilizando a tecnologia para ampliar o nosso serviço e, em breve, com a efetivação do convênio PROEIS, teremos mais policiais reforçando o patrulhamento nas ruas de Saquarema”.

Todo o monitoramento será realizado por Guardas Civis Municipais e Policiais Militares que receberam treinamento e qualificação para utilizar os equipamentos eletrônicos e repassar as ocorrências para os órgãos responsáveis. Eles se revezarão em escalas para garantir o funcionamento da unidade nas 24 horas do dia, nos sete dias da semana.

O Centro de Controle e Monitoramento de Saquarema funcionará na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, situada à Avenida Saquarema, 5345, Bacaxá, no prédio da Lojas Americanas. O Centro conta com dois telefones para que a população tire dúvidas, solicite informações ou mande sugestões. (22) 2651-0199 e o (22) 2653-4162.