Atenta à criminalidade que vem afligindo a região, a Prefeitura de Saquarema, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, iniciou a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública. O plano objetiva a redução da criminalidade, a manutenção da ordem pública e da segurança das pessoas, do patrimônio, do meio ambiente e de bens e direitos no município. O documento abordará temas como violência, crescimento populacional, avaliação dos serviços entregues pelas forças de segurança na cidade, uso dos espaços públicos, vandalismo e outros crimes e delitos.

O plano, fruto de ação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, terá validade de 10 anos. Suas diretrizes serão o atendimento imediato ao cidadão; o planejamento estratégico e sistêmico; o fortalecimento das ações de prevenção e resolução pacífica de conflitos, priorizando a redução da violência, do crescimento de forma ordenada, a redução dos crimes contra mulheres, crianças e jovens; a criação de uma rede de proteção às mulheres, crianças e jovens; e o aumento da eficiência das forças de segurança.

“O Plano de Segurança Pública será o principal instrumento de implantação da política pública municipal de Segurança em Saquarema. O documento, que será transformado em Lei, terá objetivos, metas e ações estratégicas que deverão ser observados e atingidos de maneira integrada e harmônica”, informou o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.

“Nossa cidade está crescendo e temos que pensar o Município de forma estratégica e ordenada. Foi assim com o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e está sendo com o Plano de Segurança. Estamos criando, juntamente com a sociedade, bases, metas e diretrizes para o crescimento de Saquarema, com ordem e segurança para todos”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Etapas do Plano de Segurança

Nesta primeira etapa, a Prefeitura de Saquarema está realizando uma pesquisa na cidade. Denominada Pesquisa de Vitimização, ela serve para obter informações, através de entrevistas com a população, estimativas sobre a criminalidade praticada e não notificada à polícia. “O objetivo é investigar o grau de violência na cidade, levantando dados para nortear futuras ações”, complementou o Secretário Andrade.

Os pesquisadores já estão em campo colhendo dados nos domicílios. Todos os funcionários possuem crachá de identificação, com nome completo e telefone do Instituto Ágora Pesquisa, parceiro nesta etapa do processo. Vale ressaltar que todas as informações coletadas não serão vinculadas a nenhum dos entrevistados.

Nas próximas etapas serão definidos os eixos de intervenção, ações que serão executadas pela Secretaria visando construir uma estratégia de prevenção. Desta forma, serão usadas ferramentas para mapear a sequência lógica de atividades, recursos, objetivos, resultados e impactos, tendo a visão a longo prazo.

Ação integrada

Uma das ferramentas a serem usadas pelo plano será o Centro Integrado de Operação e Controle, implantado no município em abril deste ano. Além de 260 câmeras instaladas nas principais ruas da cidade, o sistema conta com mais de 800 equipamentos em escolas e demais prédios públicos que acompanham o dia a dia e auxiliam na segurança de alunos, professores e da população em geral. Todas as câmeras estão integradas a um sistema inteligente de monitoramento. Por exemplo: caso um carro que conste no sistema de veículos furtados passe por uma das câmeras do tipo LPR, ela fará a leitura da placa e acionará as autoridades policiais, além de fazer todo o acompanhamento do veículo no município.

O Plano Municipal de Segurança Pública é um trabalho em conjunto das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Desenvolvimento Social, Urbanismo, Desenvolvimento Econômico, Mulher e Educação. Além da estrutura municipal, envolve também a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio do 25º Batalhão de Polícia, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do Juízo da Comarca de Saquarema.